ODiva

ODiva

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Complicada e perfeitinha..rs

Mulher de Fases


Raimundos


Composição: Rodolfo / Digão / Fred / Canisso


Que mulher ruim
Jogou minhas coisas fora
Disse que em sua cama
Eu não deito mais não
A casa é minha
Você que vai embora
Já pra saia da sua mãe
E deixa meu colchão


Ela é pró na arte
De pentelhar e aziar
É campeã do mundo
A raiva era tanta
Que eu nem reparei
Que a Lua diminuía


A doida tá me beijando a horas
Disse que se for sem eu
Não quer viver mais não
Me diz Deus, o que é que eu faço agora?


Se me olhando desse jeito
Ela me tem na mão, meu filho aguenta
Quem mandou você gostar
Dessa mulher de fases?
Complicado e perfeitinha


Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte
Quando a noite ela surgia
Meu bem você cresceu
Meu namoro é na folhinha
Mulher de fases


Põe fermento, põe as bombas
Qualquer coisa que aumente
A deixe bem maior que o Sol
Pouca gente sabe que na noite
O frio é quente e arde e eu acendi


Até sem luz dá pra se enxergar
O lençol fazendo congo-blue
É pena, eu sei amanhã já vai miar
Se aguente que lá vem chumbo quente




Ola pessoal hj to meio estranha. As vezes é engraçado olhar pra dentro de si e nem vc pp  entender o que se passa...Penso que nós mulheres sofremos muitas oscilações hormonaisdurant o mês, o que nos faz sentir angustia, ficarmos choronas, carentes, coisa mto dificil de homens nos entenderem rs.
A TPM faz  nós mulheres ficarmos vulneráveis, e pasmem tudo irrita, tudo chateia, tudo cansa , nos sentimos insuportáveis com a gente mesmo..Homens entendam ...tudo encomoda , então um simples elogio a uma mulher diferente do seu biotipo ja é um encomodo , nos sentimos as ultimas das mulheres, nos sentimos feias, sem graça..O universo feminino é bm complexo, gostariamos de ser pessoas mais simples de se lidar, pois sofremos com isso. Acreditem num é jogo , num é tipo , num é nada ...simplesmente ate pra nós é dificl de lidar. Qdo eu era pequena ouvia os homens mais velhos dizendo que as mulheres são complicadas, após entrar na adolescencia isso veio a tona e de fato entendi que é algo mais forte que  agente, como se de fato mudassemos de personalidade. Somos mulheres de fase...Mas acima de tudo conservamos o lado de nossa personalidade , o jeito doce , a vontade de ser amada e entendida.Muitas vezes o homem pra contentar uma mulher e deixa la feliz nessa época tão dificil de oscilações hormonais e mudança de humor ..é não falar nada é dar apenas um abraço ..isso acalma o coração faz sentir -se acolhida e amada...




Mulher de fases – Sandra Fonseca

Por Sandra Fonseca, 22 de dezembro de 2008 11:59
Respiro nas interfaces,
Mulher lunar que sou,
E de vestir de Vênus assim,
Não me acrescento majestade.
Mais alto
Levanto os meus ombros,
Empino o meu nariz,
E deslizo num chão rude
A minha saia estampada
De girassóis imaginários.
Entre as ruínas
Construo afetos
Com tênues raios de sol.
Bordo um tecido eterno,
E me perfumo.
Envolvo-me de brisas
Oceânicas,
Mas são as montanhas
Que me abraçam.
Me dobro em reverência
A um Deus-criança,
Antepassado.
Num círculo de totens
Eu sinto
Emoções estranhas,
E canto.
Tenho intuições
Que vêm em ondas,
Alterno calmarias
E vendavais,
Eu fico tonta.
Imagino que toquei
O ventre da lua
Em espasmos de parir
Um astro.
Desde então,
Não tenho sono.
Sobrevoo as cidades,
Arrasto um manto noturno
De estrelas,
Eu não durmo.
Pois sem descanso,
Eu sonho…


Baseando agora em dados cientificos...
Síndrome Disfórica e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual


A Organização Mundial de Saúde ainda não reconheceu a tensão pré-menstrual como uma entidade patológica; enquanto isso a classificação norte americana já diferencia Síndrome pré-menstrual (Premenstrual Syndrome) da Desordem Disfórica Pré-Menstrual (Premenstrual Dysphoric Disorder). Esta deficiência, contudo, deverá ser corrigida na 11ª edição do Código Internacional das Doenças.
Não restam muitas dúvidas que existe um transtorno relacionado às fases do ciclo ovariano; quanto a serem dois distúrbios não se tem tanta certeza. Está sendo discutido e estudado se a Síndrome P-M e a Desordem Disfórica P-M são a mesma coisa, provavelmente sim.

Qual a diferença entre elas?
A Síndrome P-M refere-se às variações físicas e do humor nas mulheres. Surge uma a duas semanas antes da menstruação e desaparece no fim do fluxo menstrual. Este transtorno é tratado pelos ginecologistas. A Desordem Disfórica P-M não apresenta necessariamente a sintomatologia física enquanto a alteração do humor é grave o suficiente para interferir nas atividades rotineiras ou trabalhistas.
Trataremos aqui como uma só doença pelo nome mais comum em nosso meio: Tensão Pré-Menstrual (TPM).
A TPM é comum?


Aproximadamente 80% das mulheres em fase reprodutiva apresentam sintomas na fase pré-menstrual, sendo que apenas 3 a 5% de forma grave a ponto de impedir a rotina ou o trabalho. Seu início ocorre em média aos 26 anos de idade e tende a piorar com o tempo. As mulheres mais sujeitas a este problema são aquelas que sofrem de algum problema depressivo ou possuem algum parente com problemas de humor. As mulheres que tiveram depressão pós-parto (uma condição considerada benigna) também estão mais sujeitas.



Principais Sintomas


Psicológicos

Irritabilidade, nervosismo, descontrole das ações ou emoções, agitação, raiva, insônia, dificuldade de concentração, letargia (lentificação para fazer as coisas), depressão, sensação de cansaço, ansiedade, confusão, esquecimento freqüente, baixa auto-estima, paranóia, hipersensibilidade emocional, ataques de choro.

Gastrintestinais

Dores abdominais, inchaço, constipação, náusea, vômitos, sensação de peso ou pressão na pelve.

Dermatológicos

Acne, inflamações na pele com coceira, agravamento de problemas dermatológicos preexistentes.

Neurológicos

Dores de cabeça, tonteira, desmaios, entorpecimento, irritabilidade, sensação de zumbido, machucar-se facilmente, contrações musculares, palpitações, descoordenação dos movimentos

Outros

Aumento da retenção de líquido causando sudorese fácil, intumescimento das mamas, e ganho de peso periódico, diminuição do volume da urina (o que contribui para a retenção de líquido). Aumento da predisposição a alergias e gripes, alterações visuais (talvez devido a retenção de líquidos), conjuntivites (não necessariamente infecciosa), palpitações do coração, dores menstruais, diminuição da libido (desejo sexual), mudanças no apetite (para mais ou para menos), ondas de calor.

O que pode ser confundido com a TPM?


Causas psiquiátricas

Depressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar.

Causas médicas

Anemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno.

Quais são as causas da TPM?

A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afetar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando os diversos outros sintomas.

Como se identifica a TPM?


Durante o intervalo de 12 meses a mulher deverá ter apresentado na maioria dos ciclos pelo menos cinco dos sintomas abaixo:

Humor deprimido
Raiva ou irritabilidade
Dificuldade de concentração
Falta de interesse pelo que se costuma gostar
Aumento do apetite
Insônia ou hipersonia
Sensação de falta de controle sobre si mesmo
Algum sintoma corporal



Como se Trata a TPM?


Com modificação na dieta, aumentando-se a quantidade de proteínas e diminuindo o açúcar, o sal, o café e o álcool. Fazendo exercícios regularmente, evitando o estresse, suplementando a dieta com vitamina B6, cálcio e magnésio.
As alternativas medicamentosas são com contraceptivos orais e com antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina. Recentemente a FDA (Food and Drug Administration) autorizou o uso da fluoxetina para o tratamento da TPM nos EUA.


Bem pessoal espere que ajudem tanto homens e mulheres entenderem ..e a nós mulheres cuidar de si , se gostar , mesmo havendo inumeros problemas ...e saber que tudo na vida passa..tudo é passageiro .." Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe "


a verdade é que sofremos mesmo nesse período..

TPM: conviva bem com este mal.


Dor de cabeça, inchaço, dor nas mamas, ganho de peso, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional). Todos esse sintomas estão associados a terrível TPM, inimiga de 80% da população feminina. Se você faz parte deste time, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada na prevenção e no combate dos indesejáveis sintomas.



Há muito tempo se estuda a respeito da influência dos hormônios na absorção de alguns micronutrientes (vitaminas e minerais) e no metabolismo de água e eletrólitos no curso do ciclo menstrual.



Para se ter uma idéia, os hormônios influenciam o metabolismo de minerais importantes como o cálcio e o magnésio e de vitaminas, como é o caso da vitamina D. E é assim que se explicam as alterações deste período.



Então, já sabe: repor estes nutrientes é fundamental... e, claro, beber muito líquido. Para isto, recomenda-se aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais verde-escuros, peixes, castanhas (do pará, caju) e cereais integrais.



Algumas mulheres apresentam também, no período da TPM, modificações do comportamento alimentar habitual, que se exemplifica num consumo exagerado de alimentos salgados, doces e, claro, chocolate. É, meninas, mas estes alimentos tem, normalmente, muitas calorias... prejudicando o sucesso da nossa dieta, não é mesmo?!



Tome nota então de algumas recomendações para este período:

VILÕES: alguns alimentos se tornam vilões na TPM. É melhor deixá-lo longe da dispensa e, principalmente, dos olhos. Quais são estes alimentos:


- Frituras e outros alimentos gordurosos: são extremamente calóricos, levando ao maior ganho de peso. Além disto, contém sal que leva ao inchaço, retenção de líquidos.

- Refrigerantes: além de altas quantidades de sódio, que piora a retenção de líquidos já comum nesta fase.

- Álcool: cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas pois quando não bem digeridas, podem propiciar a fomação de gases. Que, cá entre nós, não é nada confortável.

- Café e chá preto: assim como os refrigerantes de cola, contém cafeína que é um potente irritante. Por isso, atenção ao consumo destes alimentos.



HERÓIS: estes são alimentos poderosos no combate dos sintomas desagradáveis da TPM. Confira e transforme sua vida!


- Melância: esta fruta tem altas quantidades de magnésio, que em conseqüência das alterações hormonais do período é o nutriente mais perdido na TPM. Além disto, contém bastante água, diminuindo o inchaço.

- Nozes e castanhas: ricos em gorduras boas, as famosas ômega 3 e 6, estas oleaginosas estão relacionadas a melhora do humor e ajudam na TPM regularizando o desequilíbrio hormonal característico desta fase. Só tome cuidado pois são calóricos!!!

- Leite e derivados: ricos em cálcio, nutriente muito perdido nesta fase e que tem importância impar na sua saúde. De preferência, utilize os leite e iogurtes desnatados ou 0% de gordura. Quanto aos queijos, prefira os brancos. Estes são menos calóricos e podem ser comidos em maior quantidade!





Conciliar os vilões e os heróis é o segredo para garantir a sua tranqüilidade e manter a boa forma no detestável período da TPM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário