ODiva

ODiva

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

reflexões

SER OU NÃO SER DE NINGUÉM?


Arnaldo Jabor
Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, levanta os braços, sorri e dispara: 'eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também'. No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração 'tribalista' se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo e reclamam de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição.

A maioria não quer ser de ninguém, mas que quer que alguém seja seu. Beijar na boca é bom? Claro que é! Se manter sem compromisso, viver rodeado de amigos em baladas animadíssimas é legal? Evidente que sim. Mas por que reclamam depois? Será que os grupos tribalistas se esqueceram da velha lição ensinada no colégio, onde 'toda ação tem uma reação'.


Agir como tribalista tem conseqüências, boas e ruins, como tudo na vida.


Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém. Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc, etc, etc.

Embora já saibam namorar, 'os tribalistas' não namoram.


Ficar, também é coisa do passado. (oi????) A palavra de ordem hoje é 'namorix'. A pessoa pode ter um, dois e até três namorix ao mesmo tempo.


Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de manter a ilusão de que não está sozinho.
Nessa nova modalidade de relacionamento, ninguém pode se queixar de nada.


Caso uma das partes se ausente durante uma semana, a outra deve fingir que nada aconteceu, afinal, não estão namorando.Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança?

A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja 'a cereja do bolo tribal', enxerga somente o lado negativo das relações mais sólidas.

Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.


Já dizia o poeta que 'amar se aprende amando' e se seguirmos seu raciocínio, esbarraremos na lição que nos foi passada nas décadas passadas: relação é sinônimo de desilusão. O número avassalador de divórcios nos últimos tempos, só veio a confirmar essa tese e aqueles que se divorciaram (pais e mães dos adeptos do tribalismo), vendem na maioria das vezes a idéia de que casar é um péssimo negócio e que uma relação sólida é sinônimo de frustrações futuras. Talvez seja por isso que pronunciar a palavra 'namoro' traga tanto medo e rejeição. No entanto, vivemos em uma época muito diferente daquela em que nossos pais viveram. Hoje podemos optar com maior liberdade e não somos mais obrigados a 'comer sal junto até morrer'. Não se trata de responsabilizar pais e mães, ou atribuir um significado latente aos acontecimentos vividos e assimilados na infância, pois somos responsáveis por nossas escolhas, assim como o que fazemos com as lições que nos chegam.


A questão não é causal, mas quem sabe correlacional.

Podemos aprender amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações. Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados.

Somos livres para optarmos. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento...


É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.

Ser de todo mundo, não ser de ninguém, é o mesmo que não ter ninguém também... É não ser livre para trocar e crescer... É estar fadado ao fracasso emocional e a tão temida solidão.





Oração do Pai Nosso traduzida do Aramaico


Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do Som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!


Faca sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós, para que possamos torná-lá útil.


Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.


Nosso eu, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.


Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.


Faca-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo. Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, e nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.


Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Gloria do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza. Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.


Que assim seja.

PACIÊNCIA



Arnaldo Jabor


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria

gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que


lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?


O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo


ajuda a tumultuar...

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o


jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido


uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma


tortura, a escola uma chatice.



O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava


demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a


cabeça, inconformado...

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem


sequer ler o título, dizendo que era longo demais.

Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem


tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética


dos calmantes está cada vez mais em alta.

Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer


chegar?



Qual é a finalidade de sua vida?



Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você?

Onde você quer chegar?

Está correndo tanto para quê?

Por quem?

 

Seu coração vai agüentar?

Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?

As pessoas que você ama vão parar?

Será que você conseguiu ler até aqui?


Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia


vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...


 A Escolha é Só Sua

Geraldo Eustáquio de Souza

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir a sua individualidade ou reprimir seus talentos e fantasias, apenas para ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis e não ficam bem para pessoas sérias e bem situadas como você.

Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar reclamando que ninguém se importa com você.

Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente, ou agir exclusivamente de acordo


com o figurino da cabeça tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.

Você pode deixar como está para ver como é que fica ou, com paciência e trabalho, ir realizando as mudanças que precisam ser feitas na sua vida e no mundo à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise os seus planos ou partir para a ação,


mesmo com os poucos recursos que tem, com muito entusiasmo e uma enorme vontade de ganhar.


Você pode amaldiçoar sua sorte ou encarar a situação como mais uma grande oportunidade


de crescimento que a vida está lhe oferecendo.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.


Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas,caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão passivamente entregar-se a ele e sofrer.

Você pode viver o presente que a vida lhe dá ou ficar preso a um passado que já acabou, e que portanto,nada mais lhe resta fazer, ou a um futuro que ainda não veio, e que portanto, não lhe permite fazer nada.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo das coisas que você é e possui ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto.

Você pode se engajar no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência,


melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para só então começar a pensar em melhorar.

Você pode celebrar a vida e a Energia Universal que a criou ou celebrar a morte, vivendo aterrorizado com a idéia de pecado e punição.


Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se pra valer, tomando as atitudes necessárias para mudar de vida por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A escolha é sua e o importante é que você sempre tem escolha.


Pondere, portanto, ao se decidir pelo caminho que vai tomar pois é você que terá de se haver -sozinho e sempre com as consequências de cada escolha que fizer

Estamos com fome de amor


Arnaldo Jabor

Uma vez Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar:


"Digam o que disserem, o mal do século é a solidão".


Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma.


Parem pra notar, os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias.

Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.

Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes,


os novíssimos "personal dance", incrível.


E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?


Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçados, sabe, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.


Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção. T


ornamos-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir",


só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.


Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada no site de relacionamentos Orkut,


o número que comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!"


Até a desesperançada "Nasci pra ser sozinho!".

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos


cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis.


Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos a cada dia mais belos e mais sozinhos. Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário, pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa. Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia é feio, démodé, brega.

Alô gente! Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí? Seja ridículo, não seja frustrado, "pague mico", saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta.

Mais (estou muito brega!), aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois.










Respeitemos o tempo do outro


Muitas vezes indagamos os motivos de tanta diferença entre as pessoas.

Umas mais bondosas e com sentimentos nobres,e outras possuidoras de tanta maldade e sentimentos ruins.
Há aqueles que chegam a questionar se Deus não vê a tudo isso, e o por que de permitir tais disparates.
Claro que nosso Pai Celestial vê a tudo e conhece a cada um de seus filhos.
Tudo ocorre da forma como deve ser.
Na vida há um processo que respeita a Lei do Progresso e da Evolução.
Deus criou a todos da mesma forma, sem qualquer diferença ou privilégio, dando a todos a inteligência e o livre arbítrio.
O que diferencia as pessoas umas das outras é o livre arbítrio.
Alguns escolhem o caminho mais fácil, a porta larga que levará fatalmente ao mundo dos enganos, dos erros e das desilusões.
Outros preferem a porta estreita que é um caminho,que não oferece tantas facilidades, com muitas pedras no caminho, mas que leva à verdade e à vida plena.
A própria natureza nos revela essas diferenças.
Plantamos duas mudas de árvores, iguais, da mesma forma e nas mesmas condições, porém, uma se desenvolve rapidamente e dá frutos, enquanto a outra não se desenvolve tão rápido e muitas vezes, nem frutos dá.
Por isso, respeitemos o tempo do outro.
Nem todos têm a mesma força e coragem para entrar pela porta estreita.
Façamos a nossa parte auxiliando como pudermos a esses irmãos.
Tenhamos paciência com esses irmãos, cujo passo é mais lento na caminhada, e saibamos que um dia, quando se cansarem dos enganos, dos erros e das desilusões, procurarão a porta estreita, onde encontrarão o verdadeiro caminho, que os levará, bem como a todos nós, ao encontro das alegrias celestes.
Deus nosso Pai é muito paciente e não tem pressa! Ele espera por nós!


Força magnética em Palavras

Você só recebe aquilo que tem, porque aquilo que você tem se torna uma força magnética, atrai algo semelhante.



É como um bêbado que chega a uma cidade: logo ele vai encontrar outros bêbados. Se um jogador chegar a uma cidade, logo ele se tornará conhecido dos outros jogadores. Se um ladrão chegar a uma cidade, logo ele encontrará outros ladrões.


Se um buscador da verdade chegar à cidade, ele vai encontrar outros buscadores. Tudo que criamos em nós se torna um centro magnético, cria certo campo de energia. E nesse campo de energia as coisas começam a acontecer.


Assim, se você quer as bênçãos da existência, deve criar toda a bem-aventurança de que for capaz, deve dar o máximo de si, então uma bem-aventurança multiplicada por mil será sua. Quanto mais você tiver, mais receberá.


Quando esse segredo for compreendido, você ficará cada vez mais rico interiormente, sua alegria será cada vez mais profunda. E não há fim para o êxtase — você tem apenas de começar na direção certa.


Osho, em "Meditações Para a Noite

"Orar, nao é pedir!
Orar, é a respiração da Alma!"
Mahatma Gandhi

╚══════ﻼﻍﻼﻍﻼﻼﻍ═══════════╝
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` * Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ"
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)

Estou enviando este recado pelo vento
Pois ele leva minhas palavras até seus ouvidos
e sua alma

Estou enviando um recado através do tempo

porque ele é a certeza absoluta que rege nossa
eternidade juntos
Envio um recado através do fogo a dizer que
meu corpo arde por ti
Mando recado através das aves para que,
no céus possam escrever e
coreografarem meu amor por você
Uso a água a mandar um recado, enviando
numa garrafa, uma carta, onde relata meu doce
amor
Enfim, uso todos os elementos da natureza a lhe
mandar um recado que seja único
Que seja sincero e verdadeiro, são recados de
um coração de quem te adora
e a admira abaixo do sol
Poderia falar de todos os jeitos de todas as
maneiras,
mas preferi usar subterfúgios pois, eles de
alguma forma
engrandecem meu amor por você
Mas se não entender nenhum deles, não se
preocupe amor,
o maior recado digo em seu coração com
minha voz


Te amo !




Letícia Thompson - Tempo de ser feliz



Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, ele não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe. Enormes problemas hoje podem assim ser vistos de maneira diferente amanhã ou depois. Eles não são, provavelmente, menores, mas o primeiro susto já passou e podemos ser mais objetivos.
Quando estamos por demais envolvidos por nossas emoções, nosso racional se perde. Só mesmo as águas calmas depois da tempestade podem nos mostrar o quanto somos resistentes.
Mas... como nem tudo na vida é branco e nem tudo é preto, o tempo, de aliado pode passar a ser um inimigo. E se a vida fosse menos complexa teríamos mais habilidade para saber onde encontrar a diferença, a sutil diferença entre o que se deve deixar passar e o que se deve apegar.
Se algumas situações se acalmam com o passar do tempo, outras apenas se acomodam e nos dão a ilusão de que o tempo apenas está curando.
Infelicidades e insatisfações do coração não se resolvem e não se tornam menores com o tempo, elas apenas se instalam e criam raízes. Acreditamos assim com a força da nossa alma que um dia ao acordar algo terá mudado, que o amor perdido terá voltado, que a vida terá o mesmo sabor que antes ou que terá, melhor ainda, o gostinho do melhor dos nossos sonhos.
Engano!... Certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé. O tempo de amanhã será o mesmo se agimos ou não, mas nós não seremos os mesmos.
Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente. Precisamos abrir-nos à vida e viver de maneira que amanhã olhando para trás não tenhamos tantos arrependimentos, apenas esse sentimento de auto-satisfação, esse sentir de que o tempo passou sim, mas não passou sozinho, pois tivemos a sabedoria de caminhar de mãos dadas com ele, tal qual à noiva cheia de sonhos, prometida à felicidade.


Voo Leve

O amor é uma arte
Esculpida
Na pele
Contornando
A alma e a essência
Da verve.
Desenhando
Mãos e bocas
Num voo tão leve...
O amor é uma escada
Que leva ao céu
Atirar-se nele
É flutuar
Como se o corpo
Fosse de papel.
(Sirlei L. Passolongo)





Muitos são os que sonham,

mas poucos os que lutam por eles.
Muitos os que desejam mudanças,
mas poucos estão empenhados em mudar.
Muitos os que querem os frutos,
poucos dispostos a plantar.
Muitos vão à escola,
poucos aprendem realmente.
Muitos os que dizem te conhecer,
poucos realmente te entendem.
Muitos sabem recriminar,
poucos sabem incentivar.
Muitos reclamam,
poucos agem.
Muitos se oferecem para o trabalho,
poucos aparecem.
Muitos desejam,
poucos trabalham.
Muitos são exigentes,
poucos oferecem.
Muitos passam fome,
poucos se fartam.
Muitos pedem,
poucos dão.
Muitos reclamam,
poucos lutam.


(Paulo Roberto Gaefke)






ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-Ruim' - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-'Beba um pouco dessa água'.Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?'
-'Bom!disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre.
-'Não disse o jovem.
Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde
a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é
aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:
É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.


"Entender a vontade de Deus nem sempre é facil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida faz a caminhada valer a pena".



























Nenhum comentário:

Postar um comentário