ODiva

ODiva

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Filosofia e Teologia


Vencendo os Medos: Alcançando Milagres

Se você pegar os Evangelhos , eles narram inúmeros encontros de Jesus com as pessoas. Mas por que Jesus atraia tanto as pessoas?
Por que Jesus atraiu você ?
Eu não tenho dúvida de que por que Ele era uma pessoa, portadora de uma palavra capaz de vencer o medo .

São inúmeros os medos que sentimos. Você sente medo de ser só , de ser traído, de ser injustiçado , medo de ser doente,medo de morrer, o medo é Universal.

A presença de Deus na história , ofereceu à humanidade  um braço que pudesse nos sustentar no momento do medo e nos dar uma alento.
É isso que você experimenta na sua carne na sua alma. Precisa gritar por alguém , porque não dá conta sozinho. Jesus quando passa pelo povo despertava isso. Aqueles que passavam por Jesus eram aliviados. " Vinde a mim todos que estais cansados e eu vos aliviarei ". Jesus tinha o poder de fazer a pessoa se encorajar para a vida.

O medo começa a diminuir quando somos olhados nos olhos. A Psicologia nos ensina que quando somos olhados do jeito certo , cresce em nós a crença em nós mesmos.

O Olhar é o lugar da nossa segurança. Se no medo não temos ao nosso lado quem nos ama, ou a quem olharmos , tudo se torna difícil.

Isso que fascina em Jesus.Não era apenas a força de um argumento, de uma pregação. Mas pela força de um olhar , ele penetrava e vivia ao mesmo tempo que ela. Amar é viver o Tempo do outro. ( o que em algumas abordagens de Psicologia falamos em Empatia, entrar no lugar do outro, sentir e ver como ele vive , sua realidade).

Minha mãe está idosa, velhinha, lenta.Está num tempo diferente , eu ando depressa, minha mãe não. As vezes eu preciso olhar para trás e ver onde ela está. A gente diminui o medo quando entramos no tempo do outro.

Você está devagar e com medo.Alguém segura sua mão e diz : " Não se preocupe , estarei do seu lado ". E você diz : " Mas você não tem que ir"?
E você ouve: " Tenho que ir , mas resolvi ficar com você "!!
Essa pessoa aceitou sua lentidão e decidiu ficar com você.

Na correria ninguém vai encontrar o outro. ( Nos sentimos cada vez mais sozinhos. Somos verdadeiras ilhas isoladas que estabelecem pontes de ligação ..e isso nos dá cada vez mais medo).Ninguém vai livrar dos medos.
Jesus quando passava transformava o tempo das pessoas.

Fico pensando o medo de Madalena. Passou a vida toda sendo usada, como um objeto. Pare agora uns instantes e entre no tempo da Prostituta.
Entre no tempo dela e veja os muitos medos que ela devia ter? Quantas doenças físicas , ela devia trazer no corpo? Quantas doenças ela trazia na alma e no coração?

E jesus, olha pra ela e a coloca em outro tempo, desacelerando o processo dos medos. Olhando para ela de um jeito novo.

Quando me deparo com os meus limites e às vezes não consigo mudá -los , posso olhar para eles de forma diferente. Quantos de nós tem medo de mudança? Muitas vezes porque não sabemos encarar os medos e essas mudanças. Mas se nesse momento tem alguem junto com você esse medo diminui.

Uma cena que marcou muito o meu coração : Quando meu amigo Robinho começou a fazer quimioterapia.Ele era vaidoso e bonito .E nesse processo da quimio a primeira coisa que fazem é raspar a cabeça do paciente. Talvez para diminuir o medo , quem sabe para tentar aliviar a dor.

Antes dele ficar careca o seu irmão Denilson , raspou a cabeça. O que ele queria com esse gesto? O que pode uma cabeça raspada fazer no coração do outro? Com esse gesto ele mostrou ter entrado no tempo do outro. Demosntrando que estava com ele, que o amava.

Foi alguém que abriu mão do que é seu pela força,do amor que os unia e decidiu viver no tempo do outro.

Como quando você quer ir em uma Festa e sua mãe está doente em casa não podendo ir, você então decidi ficar com ela. Talvez estamos perdendo isso, pois o tempo moderno está nos deixando egoístas, mais centrados em nós mesmos. Quando seus pais entram no seu tempo? E você quando entra no tempo deles?

Uma vez tive como superior o padre Herculano.Ele me apresentou Jesus assim.Como aquele que entra no meu tempo e olha minhas misérias mesmo sendo Santo.

Chorar na frente de quem nos ama é choro de ressurreição.
Agradeço a Deus porque me colocou um dia num corredor escuro, com um padre moderno demais, eu achava. Eu o olhava com desconfiança, o achava esquisito.O dia que eu descobri o coração daquele homem, percebi que ele tinha o coração como o de Jesus. Descobri que ele tinha pecados como eu , mas não desisitia de sua salvação. Olhava para os drogados e não se sentia melhor, superior , mas vivia no tempo deles.

O tempo do padre Léo era litúrgico. Quantas vezes pôs a mão em minha cabeça e me deitou em seu colo e diminuiu o meu medo. Da mesma forma que Jesus diminuiu o medo de quem o encontrava.

A Palavra de Jesus nos Liberta , abre nossos cativeiros, por isso precisamos correr atrás dele.Nos revestir de mística, ter contato com a oração , com a música que fala dele, com a celebração da eucaristia.

Quantas vezes em minha vida tive a oportunidade de experimentar Jesus concretamente nas palavras de Padre Léo. Quantas vezes nosso medo vai embora , quando alguem nos faz olhar de outra forma e nos msotra uma saída possível na casa de nossos medos?

Deus para mim não é fuga. Estou tocado pela força de um Deus que me renova e me  tira o medo . Cada vez que me recordo do que ele falou e fez. Se Ele fez naquele tempo , Ele faz hoje também. Ele age mesmo que não mereçamos ( porque Ele é Fiel e cumpre tudo que se propôs , mesmo que não cremos , duvidamos, mesmo que muitas vezes o abandonamos).

Se você não se sente merecedor, não fique aflito , é um bom passo. Jesus tem predileção pelos miseráveis. Faz deles sinal de contradição para as nações. Não tenha medo !! Deus quer agir em todos nós, quer nos transformar. Agente não alcança a graça se não vence a cadeia do medo.

Para que cultivar fracassos? Serve apenas para legitimar a presença do diabo. Não foi para cima que você foi projetado? Para o alto , para o céu !!

Quando a gente vai fazer uma construção , o arquiteto faz um projeto maravilhoso. E ainós olhamos e queremos tirar uma pilastra. Ter um telhado mais pobrezinho. Simplificar o piso. Tem gente que leva a santidade do mesmo jeito. Querendo fazer "meia água". Deus quer mansão na sua santidade. Não economize no seu processo humano! Não é qualquer coisa que Deus planejou pra você . Seus limites não podem ser impedimentos para você chegar ao final dessa construção.

A humildade precisa nos fazer pequenos, mas o que Deus nos propões é grande !! Nós não nascemos para o fracasso, precisamos ser feliz com urgência.Olhe para o Projeto inicial . O momento que Deus colocou em suas mãos o projeto que ele quer que você seja . Na preguiça você não chega la! É preciso empenho. Não simplifique o projeto , peça para Deus força para chegar lá.

Não tenha medo do projeto inicial. Corra atrás do que é santo e honesto pra você. Vá purificar sua vida e seu coração aos poucos. A gente vence dando passos.

Quantas vezes precisamos de um tombo pra voltar ao nosso lugar ? Quantas vezes usamos as futilidade da vida ? Isso não agrega nada em nós. Não nos faz avançar em nada em nosso processo.

Religião não é um conjunto de regras, mas é o lhar fixo de Deus em nós, nos oferecendo a vitória. Pra gente chegar , basta ter coragem de se erguer, olhar nos olhos daquele que nos ama.Veja Jesus, que amou tantos, que ama você e que passa pela sua vida mais uma vez, ou pela primeira vez , para te convercer que muita coisa em sua vida precisa ser buscada  e que você não precisa ser refém dos seus medos. Hoje você pode transformar -se numa pessoa nova pela força do olhar de Cristo que nos diz que tudo podemos Nele que nos fortalece . Que nós tudo podemos  se nosos olhos estiverem fitos Nele.

A Fraqueza se transforma em Força. Coloque seus olhos nos olhos de Jesus. Quando a Fé que eu tenho em Deus se revela em mim e eu tudo posso . Mesmo quando tudo parece nublado e o coração só chora !!

Esse processo é lento , mas ele chega .Não vamos desistir , peça para Deus lhe dar coragem e lhe dar a Força do Espirito Santo .

Posso Tudo Posso
(Celina Borges)
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e a.....li estar
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória
Eu vou sofrendo, mas seguindo enquanto tantos não entendem
Vou cantando minha história, profetizando
Que eu posso, tudo posso... em Jesus
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos
Deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e a.....li estar
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória
Posso, tudo posso Naquele que me fortalece
Nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir
Vou perseguir tudo aquilo que Deus já escolheu pra mim
Vou persistir, e mesmo nas marcas daquela dor
Do que ficou, vou me lembrar
E realizar o sonho mais lindo que Deus sonhou
Em meu lugar estar na espera de um novo que vai chegar
Vou persistir, continuar a esperar e crer
E mesmo quando a visão se turva e o coração só chora
Mas na alma, há certeza da vitória
Eu vou sofrendo, mas seguindo enquanto tantos não entendem

Vou cantando minha história, profetizando
Que eu posso, tudo posso... em Jesus



(palestra Pe Fabio de Melodo inferi alguns comentários)

OBSESSÃO E VAMPIRISMO

Quando nas lides do corpo carnal, sempre que lia o capítulo XXIII de “O Livro dos Médiuns”, intitulado “Da Obsessão”, intrigava-me um trecho do parágrafo 245, onde escreveu o Codificador: “Um destes últimos [espíritos obsessores], que subjugava um moço de inteligência muito limitada, interrogado sobre os motivos dessa escolha, respondeu-nos: Tenho grande necessidade de atormentar alguém; uma pessoa que raciocina, me repeliria; agarro-me a um idiota que não me opõe nenhuma virtude”.
Então eu me perguntava: Para certos espíritos, será a obsessão uma necessidade?
Certa vez, quando tive oportunidade de dialogar com o Dr. Bezerra de Menezes, que, então, se manifestava pela Modesta, questionei sobre o assunto: – “Dr. Bezerra, por que certos espíritos afirmam terem a necessidade deatormentar os encarnados, como se encontra em ‘O Livro dos Médiuns’? Essa necessidade é física ou moral?”
Com a bondade que lhe é característica, o venerável Benfeitor elucidou-me: – “A necessidade, de maneira concomitante, é de ordem física e moral. Física, porque, infelizmente, tais entidades têm necessidade do psiquismo alheio para nutrirem as suas próprias paixões — muitas continuam a beber e a comer, a sentir prazer, na satisfação de seus vícios, e o “calor” da vida através dos corpos que vampirizam, estabelecendo estreita simbiose com as suas supostas vítimas. E também é de ordem moral, porque a relação, não raro, envolve sentimentos de rancor e indiferença, de parte a parte”.
Hoje, neste Outro Lado da Vida, compreendo melhor as colocações do Instrutor, porque tenho oportunidade de observação direta do fenômeno.
Se vocês pudessem, por exemplo, constatar o número de entidades espirituais em estado de ovoidizaçãoque se agarram às mentes encarnadas, sugando-lhes as energias e induzindo-as à apatia, teriam a impressão de estarem diante da figura mitológica de Medusa.
Não obstante, outras entidades, sob o comando de espíritos intelectualizados que as subjugam e oprimem, ligam-se aos seres encarnados, por quase absoluta incapacidade de assumirem a si mesmos na Vida de além-túmulo! Arriscaria dizer que, com raras exceções, quase todo encarnado alberga uma segunda entidade em seu psiquismo — um corpo para dois! É claro, exceto as crianças, em maioria, e alguns adolescentes.
O nosso intuito não é, evidentemente, o de apavorar a quem seja, mas o de alertar para a necessidade cada vez maior de vigilância e oração de todos os que se encontram no corpo de natureza mais densa.
Deus, porém, nada faz de inútil, pois tais entidades, no exercício consciente ou inconsciente da obsessão, estão adestrando as faculdades mediúnicas daqueles que utilizam por instrumentos de suas carências — de estômago, de sensualidade e, por que não dizer, de continuarem se sentindo vivos.
Oportunamente, voltaremos ao assunto. O espaço é pequeno para estudo de tamanha envergadura. Guardem, no entanto, a convicção de que, assim como o corpo carnal é parasitado por milhões de agentes microscópicos que lhe são nocivos à saúde, o mesmo acontece com o espírito que, em Cristo, ainda não possui suficientes anticorpos que o imunizem e preservem a integridade.

INÁCIO FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário