ODiva

ODiva

sábado, 3 de outubro de 2009

curso Fe II

Os cinco passos da vitória


Através do profeta Oséias o Senhor diz que a causa de o Seu povo estar sendo destruído é a falta de conhecimento (Os 4.6). Nesta segunda lição do Curso Fé, vamos adquirir um pouco mais do entendimento que nos ajudará na caminhada rumo à vida abundante trazida por Jesus.



Um dos pontos mais importantes e polêmicos deste estudo é a falsa declaração de que a fé remove montanhas. Por mais estranho que possa parecer, ou por mais que possa chocar, a verdade é que a fé nunca removeu um só grão de areia.



Veremos, entretanto, a importância da fé, e o que ela pode fazer por nós.

Aprenderemos que devemos nos dirigir ao problema, e ordenar-lhe que saia de nossa frente, da nossa vida e que se lance ao mar.



Ainda veremos que duvidar no coração é o bastante para que todo o trabalho seja desperdiçado, impedindo assim a realização da obra de Deus.



Uma das mais profundas declarações sobre a determinação é o tópico a ser estudado sobre a declaração do Senhor Jesus: E crer que se fará o que diz. Aqui está o segredo que produz o milagre.



Para encerrar, temos a afirmativa do Mestre de que tudo o que dissermos nos será feito.



Os Cinco Passos da Vitória são o ideal a ser seguido por quem quiser, de fato, tornar-se vencedor em todas as coisas.

Em Cristo, R. R. Soares.

Dica: passe o mouse sobre os links laranjas para ler as Passagens Bíblicas!
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.
...E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus.
Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito (Mc 11.12-14, 20-23).
Este texto nos fornece inúmeras lições. A parte em negrito é a que vamos estudar nesta lição.


A FÉ QUE NUNCA REMOVEU MONTANHAS
Durante séculos, milhares de pessoas têm encontrado inspiração nesta narrativa. Também foi deste relato que alguém, sem ter o trabalho de verificar bem, cunhou a célebre frase: "A FÉ REMOVE MONTANHAS." Frase bonita, conhecida em todo o mundo. Crida e recitada por milhões de pessoas e até mesmo pêlos inimigos da fé cristã. Frase que não aguenta o menor confronto com a Escritura - por ser mentirosa.
Lembro-me bem de quando disse aos nossos pastores que a fé não removia montanhas. Eles se entreolharam e depois, numa atitude de espanto, me perguntaram: "Como é que é?" O mesmo sempre acontece quando, em nossas igrejas, eu digo ao povo que a fé não remove montanhas. É compreensível este espanto, e, na verdade, esta é uma das razões por que tanta gente com tanta fé não recebe praticamente nada de Deus.
Nesta história, relatada por Marcos, vamos estudar os versículos 22 e 23 do capítulo 11. Neles encontraremos OS CINCO PASSOS DA VITÓRIA.

1° Passo: TER FÉ EM DEUS
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus (Mc 11.22). A nossa fé tem que estar só em Deus. Muitos crêem em Deus e também em outras coisas. Alguns na sua igreja, outros no pregador, na virgem Maria, em algum santo, em lugares especiais, e há certas pessoas que chegam ao absurdo de fazer peregrinações a cemitérios para colocar a mão no túmulo de alguém que morreu injustiçado e que, segundo elas, estaria operando milagres. Estas pessoas jamais conseguirão ter fé em Deus; pois, a fé vem por ouvir a Palavra de Deus(Rm 10.17). E quem age desta maneira, além de não estar ouvindo a Deus, está praticando exatamente o que a Bíblia condena.
A Palavra de Deus nos informa o que é fé: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1). Quando damos ouvidos à Palavra de Deus, aparece no nosso espírito uma certeza de que aquilo que a Palavra revela nos pertence. Isto é o que é fé. É esta a fé que precisamos ter em Deus.
A nossa fé tem que estar em Deus, só nEle. Ele não aceita dividir a Sua glória com nenhum outro. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória pois a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura (Is 42.8).

2° Passo: FALAR AO MONTE
... Qualquer que disser a este monte... (Mc 11.23). Nós temos que falar ao monte, ao problema, à miséria, à doença, à dor, que saiam de nossa vida. O que remove montanhas é a nossa palavra.
Eu mesmo tenho que confessar que preguei muitas vezes dizendo que a fé removia montanhas. Eu havia aprendido a falar assim; tinha ouvido os maiores pregadores do mundo assim se expressarem. Desta forma, tenho que pedir publicamente perdão por esta mentira que ensinava, pois a fé nunca removeu um só grão de areia. O que remove montanhas é a palavra. A Palavra de Deus? Não, a nossa.
É claro que a fé é necessária. Ela é o primeiro passo para a vitória. Mas, se alguém der o primeiro passo e não der o segundo, a obra não será feita. Após termos fé em Deus, temos que falar à montanha.
Costumo exemplificar assim: "A fé é o combustível, a palavra é o veículo. Nenhum veículo anda sem combustível e nenhum combustível remove montanhas".
Deus é um Deus de fé, isto é: Ele possui toda a fé, Ele é perfeito. No entanto, no início, quando o Senhor criou os céus e a terra, Ele não ficou dizendo para Si mesmo que tinha fé para criar o que quisesse e que assim, numa hora dessas, criaria uma porção de coisas. Ao contrário, diz a Bíblia que Ele, o Senhor, agiu segundo estes princípios que estamos estudando. E disse Deus... e o resultado nós conhecemos.
Efésios 2:11-22 Conhecer O Amor De Cristo


ΠSejais fortalecidos com o poder do homem interior (16,20)
Primeiro, Paulo orou para que Deus fortalecesse as ovelhas no Seu interior com poder, mediante o Seu Espírito. Paulo orou para que nosso homem interior fosse fortalecido. Qualquer que seja a aparência do homem, se seu interior for fraco, ele será influenciado com facilidade pela corrente do mundo. E, mesmo que perceba a Palavra, não consegue obedecer. Nosso Deus é aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Quando nós nos revestimos de Deus, nosso interior pode ser forte.

 Conhecer o amor de Cristo (17-21)
Paulo orou também para que Cristo habitasse no coração das ovelhas, pela fé. E que elas pudessem estar arraigadas e alicerçadas em amor. O amor de Cristo é infinitamente largo, comprido, alto e profundo. Portanto, nós também devemos conhecer o amor de Cristo que excede nosso entendimento. Por último, Paulo orou para que a glória fosse, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre, dada a Deus. Sua oração foi fundamentalmente pela glória de Deus.
Oração: Senhor! Quero ser um homem de interior forte e cheio de amor.
Revistais-Vos Do Novo Homem

Œ Não mais andeis como os gentios (17-20)
Os crentes não devem andar como os gentios. Estes vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. Eles são insensíveis e incapazes de sentirem vergonha e se entregam à dissolução para cometerem toda sorte de impureza, tornando-se escravos da avareza. Mas os filhos de Deus não devem andar como eles. Se nós não vencermos a avareza, passamos a nos afastar da vida de Deus.
 Revistais-vos do novo homem (21-24)
Os crentes são aqueles que aprendem de Cristo. E são instruídos, segundo a verdade em Jesus. Portanto, os filhos de Deus devem abandonar o costume pecaminoso da vida passada e se despojar do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano. E devem se renovar no espírito do seu entendimento. Devem se revestir do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Quando nós, ouvindo a palavra de Jesus, renovamos nosso coração com arrependimento e lhe obedecemos positivamente, podemos nos revestir do novo homem.
Oração: Senhor! Eu não posso agradar ao Senhor com minha própria natureza. Tira de mim a natureza do velho homem e me reveste pelo novo espírito e novo coração.
Não Entristeçais O Espírito De Deus

Œ Fale a verdade com o seu próximo (25-29)
Os crentes devem deixar a mentira e falar cada um a verdade com o seu próximo. Porque somos membros uns dos outros. A mentira é semelhante ao veneno que destrói cada junta do corpo. Mesmo que nos iremos, não devemos pecar. Não devemos ter ira até que o sol se ponha. Se não, o diabo intercede com facilidade e caímos num pecado pior. E não devemos furtar nem dar peso ao próximo. Devemos trabalhar diligentemente e devemos acudir os necessitados. Embora sejamos íntimos, não devemos falar nenhuma palavra torpe. Devemos edificar a bondade e transmitir a graça uns aos outros.

 Não entristeçais o Espírito de Deus (30-32)
Os crentes não devem entristecer o Espírito de Deus, o Deus invisível. O Espírito Santo é aquele que nos ajudará e guiará até o dia da redenção. Nós fomos selados no Espírito de Deus. O coração mau, a ira, queixa, ciúme etc, são pecados que entristecem o Espírito Santo. Devemos tirar essas coisas do nosso coração e devemos ser benignos e compassivos e perdoar uns aos outros, como também Deus, em Cristo, Deus nos perdoou. Fazendo assim, o Espírito Santo pode trabalhar grandemente entre nós.
Oração: Senhor! Eu me esqueço facilmente do próximo e do Espírito Santo. Desperta-me a cada momento.
E.U.P.: “Com o seu próximo.”
Sede Imitadores De Deus

ΠAndai em amor (1,2)
Assim como Jesus nos amou, nós também devemos andar em amor. Cristo se entregou por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Nós devemos praticar esse amor de Jesus. O Seu amor é o sacrifical e santo. Para amar verdadeiramente é preciso sempre sacrifício. E o amor verdadeiro é ajudar as pessoas a serem salvas do pecado.

 Andai como filhos da luz (3-14)
Os crentes são filhos de Deus, a luz. Eles devem viver como filhos da luz, deixando as obras das trevas. Nem devem se nomear a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça. A cobiça é idólatra. Não devem ter conversas torpes, nem palavras vãs ou chocarrices. Os que fazem estas coisas não podem herdar o reino de Deus. Os crentes não devem ser participantes com eles. Devem viver como filhos da luz em toda bondade, justiça e verdade. E devem provar sempre do que é agradável ao Senhor. Nós devemos deixar as coisas vergonhosas que fazemos em oculto e sair para a luz, sendo repreendidos. Devemos nos despertar e nos levantar dentre os mortos. Oração: Senhor! Dá-me a graça para que eu aprenda o amor de Deus. Tira-me das trevas com repreensão.
E.U.P.: “O Deus do amor e da luz.”
Aproveite O Tempo

Œ Procurai compreender qual é a vontade do Senhor (15-17)
O mais insensato no mundo é aquele que perde o tempo. Ele não conhece a importância do tempo e vive segundo o rumor de cada momento. O tempo, porém, não aguarda o homem. Pelo contrário, uma vez passado, nunca mais volta. Portanto, devemos remir o tempo. Os dias são maus, por isso devemos remir o tempo com mais cuidado. Não perdendo tempo sem pensar, devemos procurar compreender qual é a vontade do Senhor e viver uma vida moderada com objetivo e direção clara.
 Enchei-vos do Espírito (18-20)
Os filhos de Deus não devem se embriagar. Se um homem se embriaga, perde o domínio próprio e age conforme a natureza corrupta. E passa a se entregar à dissolução extrema. O vinho é semelhante ao veneno que destrói a personalidade do homem. Os filhos de Deus têm que se encher do Espírito Santo. Quando nós recebemos a palavra com coração sincero e nos arrependemos do pecado, podemos ser cheios do Espírito Santo. Os ébrios andam errantes pelas ruas, cantando músicas populares. Mas os crentes devem louvar a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais.
Oração: Senhor! Arrependo-me por ter vivido neste mundo mal, passando o tempo sem me dar conta. Enche-me com Teu Espírito Santo. Os dias são maus.
Revesti-Vos De Toda A Armadura De Deus

ΠRevesti-vos de toda a armadura de Deus (10-17)
Para desafiar Satanás, o nosso inimigo, devemos nos armar com o equipamento dado por Deus. Devemos calçar os pés com a preparação do evangelho da paz, cingir-nos com a verdade, vestir-nos da couraça da justiça e tomar o capacete da salvação. E devemos embraçar o escudo da fé e tomar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Devemos apagar todos os dardos inflamados de descrença com o escudo da fé e quebrar a cabeça de Satanás com a espada do Espírito. Portanto, antes de começar um dia, devemos verificar toda a armadura de Deus.
 Orai em todo tempo no Espírito Santo (18-20)
Embora preparemos todas as armaduras acima, se não orarmos, não podemos vencer a luta espiritual. Portanto, devemos orar em todo tempo no Espírito Santo. Quando oramos, Deus nos dá a sabedoria, a força e a coragem para vencermos Satanás. A vida religiosa sem oração é igual a um soldado que entra na guerra sem estratégia. Por isso, os servos do Senhor devem se esforçar para orar. Isto porque a vitória na guerra não é pela espada ou pela lança, e sim pelo Deus Todo-poderoso.
Oração: Senhor! Descobri que minha armadura é muito fraca diante da sagacidade de Satanás. Especialmente ajuda-me na minha falta de oração.
E.U.P.: “Fica firme contra o diabo.”
Filipenses 1:1-11
Ações De Graça E Súplica De Paulo
Œ Ações de graça de Paulo (1-8)
Os filipenses não conheciam o evangelho, mas passaram a aceitá-lo recebendo o perdão por meio da pregação de Paulo. Também, vieram a cooperar no evangelho com ele. Paulo agradeceu a Deus tendo a convicção de que Ele, que começara a boa obra neles, a completaria até ao dia de Cristo. Deu graças a Ele porque os cristãos em Filipos participaram tanto das suas algemas como da defesa e confirmação do evangelho com coração. Eles apoiaram Paulo com oração, cartas e com ajuda material enquanto ele estava na prisão (4:15,16). Paulo tinha saudade deles.
 Paulo orou (9-11)
Paulo orou para que eles se tornassem apóstolos maduros no amor. O amor, que não tem conhecimento nem discernimento, adoece a nossa alma e produz os frutos do corpo impuro, cheio do humanismo. Porém quando o amor amadurece, ele aprova as cousas excelentes, se torna sincero e inculpável e produz muitos frutos de justiça. Paulo orou pela transformação e crescimento do interior das ovelhas e pela sua vida para que dessem muitos frutos.
Oração: Senhor! Reveste-me com o amor maduro que tem discernimento espiritual e produz os frutos da justiça. Concede-me a terna misericórdia de Cristo Jesus.
E.U.P.: “Na terna misericórdia de Cristo Jesus.”
A Alegria Espiritual De Paulo
ΠPaulo se regozijou pelo progresso do evangelho (12-14)
Por causa das cadeias de Paulo, o evangelho foi transmitido para toda guarda pretoriana e para todos os demais. Eles se tornaram uma semente em Roma e uma base da evangelização do mundo inteiro. A maioria dos cristãos, então, foi estimulada no Senhor por causa da fé de Paulo e ousavam falar com mais desassombro da palavra de Deus. Paulo então se regozijou por ter progredido o evangelho progredido através das suas algemas.
 Paulo se regozijou pela transmissão do evangelho (15-18)
Por outro lado, alguns efetivamente proclamaram a Cristo por inveja e porfia, achando que isso suscitaria tribulação a Paulo. Eles queriam demonstrar que podiam realizar bem a obra do evangelho sozinhos, sem Paulo. Entretanto, Paulo não pensou neste fato de maneira humana e emocional. Pelo contrário, se regozijava profundamente porque, de qualquer modo, Cristo estava sendo pregado. Ele era realmente teocêntrico, por isso ele ficava feliz em qualquer situação. O homem de Deus que é fiel a Cristo se apossa da verdadeira felicidade em qualquer circunstância.
Oração: Arrependo-me por duvidar de Ti ficando preso pelo problema presente. Faze-me regozijar em qualquer adversidade, olhando para o Senhor que está realizando o progresso do evangelho.
E.U.P.: “A alegria espiritual de Paulo”
A Ardente Expectativa E Esperança De Paulo
Œ Será Cristo engrandecido no meu corpo (19-26)
A ardente expectativa e esperança de Paulo era engrandecer a Cristo no seu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Por isso, para ele, o viver era Cristo e o morrer era lucro. Este era o seu objetivo da vida e o maior motivo de alegria. Paulo desejava morrer o mais cedo possível para estar com Cristo, mas queria viver para o progresso e o benefício das ovelhas. Assim, Paulo buscava fervorosamente engrandecer somente a Cristo e dar o melhor às ovelhas, quer pela sua vida, quer pela sua morte.

 Por modo digno do evangelho (27-30)
Paulo aconselhou os cristãos em Filipos a viverem de modo digno do evangelho de Cristo. Primeiro, eles deviam cooperar uns com os outros em um só espírito, como uma só alma. A obra de Deus não é feita por uma só pessoa, mas sim pelo coração unido e pela cooperação com a fé evangélica. Segundo, eles deveriam imitar Cristo em seu sofrimento. Quando nós lutamos para viver com obediência ao evangelho, certamente surgem inimigos. Mas, através dos sofrimentos e perseguições, nossa fé torna-se firme e nós passamos a possuir a fé para a salvação. Deus nos deu toda a graça não só para crermos nEle, mas também para padecermos por Cristo.
Oração: Senhor! Ajuda-me a ter uma vida que engrandece somente a Cristo quer pela vida, quer pela morte, como Paulo.
E.U.P.: “Quer pela vida, quer pela morte”
Tende Em Vós O Mesmo Sentimento

ΠConsiderar os outros superiores a si mesmo (1-4)
Em que os filipenses deveriam se esforçar para ter um coração unido? Primeiro, dever-se-ia jogar fora partidarismos e vanglórias, que provocam contenda. Segundo, cada um deveria considerar os outros superiores a si mesmos. Os que têm esta humildade aprendem dos outros e crescem constantemente. Terceiro, cada um devia ter em vista as coisas dos colaboradores, além das suas próprias.
 Tende em vós o mesmo sentimento (5-11)
A soberba é a natureza pecaminosa do homem. Então, como nós podemos nos tornar humildes? Vejamos o versículo 5. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” Jesus é igual a Deus. Ele, porém, deixou toda glória e poder e se esvaziou, assumindo a forma de servo e obedecendo a Deus até à morte. Quando nós temos esse coração de Jesus, podemos servir com amor e com humildade os orgulhosos. Deus exaltou sobremaneira a Jesus, que se humilhou. Ele deu a Jesus um nome acima de todo nome e fez dobrar todo joelho a Ele nos céus, na terra e debaixo da terra.
Oração: Senhor! Arrependo-me por ter ferido os outros por causa do meu orgulho. Ajuda-me a ter o coração de Jesus e crescer como servo humilde.
E.U.P.: “O coração de Cristo Jesus”
Para O Alvo

ΠPara o alvo (12-16)
A maturidade do apóstolo Paulo era quase perfeita naquele tempo. Entretanto, ele não caiu na auto-satisfação considerando que já tinha obtido a perfeição. Ele prosseguia com todo coração, com toda humildade de conhecer a Jesus cada vez mais. O mais importante para um corredor é ter um objetivo claro. O objetivo de Paulo era o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (2Tm 4:7,8). Ele avançava para as coisas que estavam adiante, esquecendo-se das cousas que ficavam para trás. Quando alguém cai na própria satisfação por ter crescido um pouco na fé, automaticamente se torna inútil. Devemos avançar continuamente, não importando qual seja o status de nossa fé.
 Os inimigos da cruz de Cristo (17-21)
Na igreja de Filipos havia seitas que defendiam o abuso da liberdade na graça de Deus. O apóstolo Paulo diz que aqueles homens são inimigos da cruz de Cristo. A nossa cidadania está no Reino de Deus. A nossa esperança é a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a ressurreição gloriosa do nosso corpo. Por isso, Paulo aconselhou aos cristãos em Filipos, até mesmo chorando, rejeitar os inimigos da cruz de Cristo.
Oração: Senhor! Arrependo-me por ter caído muitas vezes na preguiça e no orgulho espiritual. Ajuda-me a prosseguir para o alvo como Paulo.
E.U.P.: “A minha cidadania está no céu.”
Alegrai-Vos Sempre No Senhor

ΠTer o mesmo sentimento (1-3)
Paulo disse que os filipenses eram a sua alegria e a sua coroa e lhes aconselhou permanecer firmes no Senhor. E rogou a Evódia e a Sintique que pensassem concordemente no Senhor. Elas tinham zelo pela obra de Deus, entretanto não se entendiam, pelo contrário, ficaram egocêntricas e não se uniram. Paulo orou muito por este problema e lhes aconselhou repetidamente a que servissem ao Senhor com o mesmo sentimento.

 Alegrar-se sempre no Senhor (4-7)
Paulo recomendou aos cristãos, que perderam a alegria por causa do problema da vida real, que se alegrassem sempre no Senhor. Mas como eles poderiam se alegrar em meio a tantos problemas? Primeiro, eles deveriam ser moderados a ponto de todos os seus próximos pudessem perceber a presença de Deus neles. Quando depositamos nossa esperança no Senhor podemos fazer assim. Segundo, deve-se orar em tudo. Através da oração e da súplica devemos entregar nossas petições a Deus. Então, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.”
Oração: Senhor! Arrependo-me por viver com o rosto triste perdendo a alegria por causa dos problemas reais. Orarei pela fé e me alegrarei sempre no Senhor.
E.U.P.: “Outra vez digo, alegrai-vos.”
A Gratidão E A Oração De Paulo

Œ Ações de graça (3-8)
Paulo deu graças a Deus pela fé deles, do amor por todos os santos e da esperança que estava reservada nos céus em Cristo Jesus. “Permaneçam na fé, esperança e amor.” (1Co 13:13) Isto surge apenas quando ouvimos a palavra da verdade evangélica. Depois de ouvirem o evangelho e perceberem a graça de Deus sinceramente, a fé, o amor e a esperança brotaram neles, e começaram a crescer.

 Tópicos de orações (9-14)
O apóstolo Paulo orou por eles desde o início sem cessar: 1) Pediu que transbordassem de pleno conhecimento da vontade de Deus em toda a sabedoria e entendimento espiritual. 2) A fim de viverem de modo digno do Senhor, para o inteiro agrado de Deus. 3) Para que frutificassem em toda boa obra. 4) Para que crescessem no pleno conhecimento de Deus. 5) Para que fossem fortalecidos com todo o poder, segundo a força do Senhor, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria. 6) Para que dessem graças ao Pai que os libertou do império das trevas e os transportou para o reino do Filho do Seu amor e os fez ganhar a herança eterna.
Oração: Ó Senhor! Agradeço por me fazer possuir a fé, o amor e a esperança ouvindo a palavra da verdade evangélica. Faça-me ser o homem que agrada a Deus em toda obra.
E.U.P.: “A fé, o amor e a esperança.”

Buscai As Coisas Do Alto
ΠBuscai as coisas do alto (1-4)
Os crentes morreram juntamente com Cristo e foram com Ele ressuscitados pela fé. Agora os crentes devem adorar a Cristo ressuscitado, assentado à direita de Deus, e pensar nas coisas do alto. Devem também esperar Cristo que se manifestará em glória no futuro (4). A razão pela qual devemos buscar nas coisas do alto é que morremos para este mundo, e a nossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Os crentes não se envolvem com as coisas terrenas, como os animais, mas são os que voam para o alto dia após dia.
 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena (5-11)
A vida religiosa busca positivamente as coisas do alto, mortificando a natureza terrena. Embora nos tenhamos já nos revestido do novo homem, é fácil vivermos segundo os vícios que tínhamos no passado. Nós precisamos fazer morrer nossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e avareza. Se não o fizermos, certamente virá a ira de Deus. Devemos nos despir do velho homem com seus feitos e lutar espiritualmente para que possamos nos revestir da imagem de Deus. Então poderemos vencer o desejo do pecado.
Oração: Senhor! Ajuda-me a fazer morrer a natureza terrena e buscar as coisas do alto me revestindo do novo homem.
E.U.P.: “Pense nas coisas do alto.” Colossenses 3:12-17 Sex.28.jan.
Oração De Gratidão De Paulo

Œ A fé, o amor e a esperança (1-5)
Os crentes de Tessalônica adoravam os falsos ídolos vivendo somente pela vontade da carne. Mas depois de aceitarem o evangelho, se transformaram em novos homens. Eles serviram a obra do evangelho pela fé, sustentaram todas as abnegações pelas ovelhas com amor e perseveraram por causa da esperança da vinda de Jesus Cristo, vivendo no mundo perigoso. Eles podiam fazê-lo, porque o evangelho não lhes chegou tão somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (Rm 1:16)
 Eles se tornaram o modelo para todos os crentes (6-10)
Os crentes de Tessalônica aceitaram o evangelho com a alegria do Espírito Santo em meio a muita tribulação e perseguição. Além disso, não foram atraídos pelos falsos profetas que criticavam o apóstolo Paulo, pelo contrário, eles respeitavam o pastor Paulo, que lhes entregou o evangelho e viviam imitando o Senhor Jesus Cristo. Os comentários sobre a fé deles espalharam-se por todos os lugares e isso foi um bom exemplo para todos crentes. Quando nós vivemos pela fé, podemos exercer boa influência naturalmente.
Oração: Senhor! Dou graças pela diligência na fé, pelo amor abnegado e pela fé firme dos irmãos e das irmãs.
E.U.P.: “O poder do evangelho que transforma o homem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário