ODiva

ODiva

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

cartões











reflexões

SER OU NÃO SER DE NINGUÉM?


Arnaldo Jabor
Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, levanta os braços, sorri e dispara: 'eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também'. No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, os adeptos da geração 'tribalista' se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais próximo e reclamam de solidão, ausência de interesse das pessoas, descaso e rejeição.

A maioria não quer ser de ninguém, mas que quer que alguém seja seu. Beijar na boca é bom? Claro que é! Se manter sem compromisso, viver rodeado de amigos em baladas animadíssimas é legal? Evidente que sim. Mas por que reclamam depois? Será que os grupos tribalistas se esqueceram da velha lição ensinada no colégio, onde 'toda ação tem uma reação'.


Agir como tribalista tem conseqüências, boas e ruins, como tudo na vida.


Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo - beijar de língua, namorar e não ser de ninguém. Para comer a cereja é preciso comer o bolo todo e nele, os ingredientes vão além do descompromisso, como: não receber o famoso telefonema no dia seguinte, não saber se está namorando mesmo depois de sair um mês com a mesma pessoa, não se importar se o outro estiver beijando outra, etc, etc, etc.

Embora já saibam namorar, 'os tribalistas' não namoram.


Ficar, também é coisa do passado. (oi????) A palavra de ordem hoje é 'namorix'. A pessoa pode ter um, dois e até três namorix ao mesmo tempo.


Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de manter a ilusão de que não está sozinho.
Nessa nova modalidade de relacionamento, ninguém pode se queixar de nada.


Caso uma das partes se ausente durante uma semana, a outra deve fingir que nada aconteceu, afinal, não estão namorando.Aliás, quando foi que se estabeleceu que namoro é sinônimo de cobrança?

A nova geração prega liberdade, mas acaba tendo visões unilaterais. Assim como só deseja 'a cereja do bolo tribal', enxerga somente o lado negativo das relações mais sólidas.

Desconhece a delícia de assistir um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso comendo pipoca com chocolate quente, o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer boa noite, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar.


Já dizia o poeta que 'amar se aprende amando' e se seguirmos seu raciocínio, esbarraremos na lição que nos foi passada nas décadas passadas: relação é sinônimo de desilusão. O número avassalador de divórcios nos últimos tempos, só veio a confirmar essa tese e aqueles que se divorciaram (pais e mães dos adeptos do tribalismo), vendem na maioria das vezes a idéia de que casar é um péssimo negócio e que uma relação sólida é sinônimo de frustrações futuras. Talvez seja por isso que pronunciar a palavra 'namoro' traga tanto medo e rejeição. No entanto, vivemos em uma época muito diferente daquela em que nossos pais viveram. Hoje podemos optar com maior liberdade e não somos mais obrigados a 'comer sal junto até morrer'. Não se trata de responsabilizar pais e mães, ou atribuir um significado latente aos acontecimentos vividos e assimilados na infância, pois somos responsáveis por nossas escolhas, assim como o que fazemos com as lições que nos chegam.


A questão não é causal, mas quem sabe correlacional.

Podemos aprender amar se relacionando. Trocando experiências, afetos, conflitos e sensações. Não precisamos amar sob os conceitos que nos foram passados.

Somos livres para optarmos. E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento...


É arriscar, pagar para ver e correr atrás da felicidade. É doar e receber, é estar disponível de alma, para que as surpresas da vida possam aparecer. É compartilhar momentos de alegria e buscar tirar proveito até mesmo das coisas ruins.

Ser de todo mundo, não ser de ninguém, é o mesmo que não ter ninguém também... É não ser livre para trocar e crescer... É estar fadado ao fracasso emocional e a tão temida solidão.





Oração do Pai Nosso traduzida do Aramaico


Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do Som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!


Faca sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós, para que possamos torná-lá útil.


Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.


Nosso eu, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.


Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.


Faca-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo. Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, e nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.


Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Gloria do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza. Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.


Que assim seja.

PACIÊNCIA



Arnaldo Jabor


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria

gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.

Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que


lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?


O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo


ajuda a tumultuar...

Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o


jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido


uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma


tortura, a escola uma chatice.



O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.

Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava


demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a


cabeça, inconformado...

Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem


sequer ler o título, dizendo que era longo demais.

Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem


tempo para Deus.

A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética


dos calmantes está cada vez mais em alta.

Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer


chegar?



Qual é a finalidade de sua vida?



Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.

E você?

Onde você quer chegar?

Está correndo tanto para quê?

Por quem?

 

Seu coração vai agüentar?

Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?

As pessoas que você ama vão parar?

Será que você conseguiu ler até aqui?


Respire... Acalme-se...

O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia


vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...

SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...


 A Escolha é Só Sua

Geraldo Eustáquio de Souza

Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir a sua individualidade ou reprimir seus talentos e fantasias, apenas para ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis e não ficam bem para pessoas sérias e bem situadas como você.

Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar reclamando que ninguém se importa com você.

Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente, ou agir exclusivamente de acordo


com o figurino da cabeça tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.

Você pode deixar como está para ver como é que fica ou, com paciência e trabalho, ir realizando as mudanças que precisam ser feitas na sua vida e no mundo à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise os seus planos ou partir para a ação,


mesmo com os poucos recursos que tem, com muito entusiasmo e uma enorme vontade de ganhar.


Você pode amaldiçoar sua sorte ou encarar a situação como mais uma grande oportunidade


de crescimento que a vida está lhe oferecendo.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.


Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas,caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão passivamente entregar-se a ele e sofrer.

Você pode viver o presente que a vida lhe dá ou ficar preso a um passado que já acabou, e que portanto,nada mais lhe resta fazer, ou a um futuro que ainda não veio, e que portanto, não lhe permite fazer nada.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo das coisas que você é e possui ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto.

Você pode se engajar no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência,


melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para só então começar a pensar em melhorar.

Você pode celebrar a vida e a Energia Universal que a criou ou celebrar a morte, vivendo aterrorizado com a idéia de pecado e punição.


Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se pra valer, tomando as atitudes necessárias para mudar de vida por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A escolha é sua e o importante é que você sempre tem escolha.


Pondere, portanto, ao se decidir pelo caminho que vai tomar pois é você que terá de se haver -sozinho e sempre com as consequências de cada escolha que fizer

Estamos com fome de amor


Arnaldo Jabor

Uma vez Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar:


"Digam o que disserem, o mal do século é a solidão".


Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma.


Parem pra notar, os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias.

Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas. E saem sozinhas. Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.

Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes,


os novíssimos "personal dance", incrível.


E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?


Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão "apenas" dormir abraçados, sabe, essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.


Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção. T


ornamos-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a "sentir",


só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.


Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada no site de relacionamentos Orkut,


o número que comunidades como: "Quero um amor pra vida toda!", "Eu sou pra casar!"


Até a desesperançada "Nasci pra ser sozinho!".

Unindo milhares, ou melhor, milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos


cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis.


Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos a cada dia mais belos e mais sozinhos. Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário, pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa. Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia é feio, démodé, brega.

Alô gente! Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí? Seja ridículo, não seja frustrado, "pague mico", saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta.

Mais (estou muito brega!), aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso a dois.










Respeitemos o tempo do outro


Muitas vezes indagamos os motivos de tanta diferença entre as pessoas.

Umas mais bondosas e com sentimentos nobres,e outras possuidoras de tanta maldade e sentimentos ruins.
Há aqueles que chegam a questionar se Deus não vê a tudo isso, e o por que de permitir tais disparates.
Claro que nosso Pai Celestial vê a tudo e conhece a cada um de seus filhos.
Tudo ocorre da forma como deve ser.
Na vida há um processo que respeita a Lei do Progresso e da Evolução.
Deus criou a todos da mesma forma, sem qualquer diferença ou privilégio, dando a todos a inteligência e o livre arbítrio.
O que diferencia as pessoas umas das outras é o livre arbítrio.
Alguns escolhem o caminho mais fácil, a porta larga que levará fatalmente ao mundo dos enganos, dos erros e das desilusões.
Outros preferem a porta estreita que é um caminho,que não oferece tantas facilidades, com muitas pedras no caminho, mas que leva à verdade e à vida plena.
A própria natureza nos revela essas diferenças.
Plantamos duas mudas de árvores, iguais, da mesma forma e nas mesmas condições, porém, uma se desenvolve rapidamente e dá frutos, enquanto a outra não se desenvolve tão rápido e muitas vezes, nem frutos dá.
Por isso, respeitemos o tempo do outro.
Nem todos têm a mesma força e coragem para entrar pela porta estreita.
Façamos a nossa parte auxiliando como pudermos a esses irmãos.
Tenhamos paciência com esses irmãos, cujo passo é mais lento na caminhada, e saibamos que um dia, quando se cansarem dos enganos, dos erros e das desilusões, procurarão a porta estreita, onde encontrarão o verdadeiro caminho, que os levará, bem como a todos nós, ao encontro das alegrias celestes.
Deus nosso Pai é muito paciente e não tem pressa! Ele espera por nós!


Força magnética em Palavras

Você só recebe aquilo que tem, porque aquilo que você tem se torna uma força magnética, atrai algo semelhante.



É como um bêbado que chega a uma cidade: logo ele vai encontrar outros bêbados. Se um jogador chegar a uma cidade, logo ele se tornará conhecido dos outros jogadores. Se um ladrão chegar a uma cidade, logo ele encontrará outros ladrões.


Se um buscador da verdade chegar à cidade, ele vai encontrar outros buscadores. Tudo que criamos em nós se torna um centro magnético, cria certo campo de energia. E nesse campo de energia as coisas começam a acontecer.


Assim, se você quer as bênçãos da existência, deve criar toda a bem-aventurança de que for capaz, deve dar o máximo de si, então uma bem-aventurança multiplicada por mil será sua. Quanto mais você tiver, mais receberá.


Quando esse segredo for compreendido, você ficará cada vez mais rico interiormente, sua alegria será cada vez mais profunda. E não há fim para o êxtase — você tem apenas de começar na direção certa.


Osho, em "Meditações Para a Noite

"Orar, nao é pedir!
Orar, é a respiração da Alma!"
Mahatma Gandhi

╚══════ﻼﻍﻼﻍﻼﻼﻍ═══════════╝
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` * Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ"
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)

Estou enviando este recado pelo vento
Pois ele leva minhas palavras até seus ouvidos
e sua alma

Estou enviando um recado através do tempo

porque ele é a certeza absoluta que rege nossa
eternidade juntos
Envio um recado através do fogo a dizer que
meu corpo arde por ti
Mando recado através das aves para que,
no céus possam escrever e
coreografarem meu amor por você
Uso a água a mandar um recado, enviando
numa garrafa, uma carta, onde relata meu doce
amor
Enfim, uso todos os elementos da natureza a lhe
mandar um recado que seja único
Que seja sincero e verdadeiro, são recados de
um coração de quem te adora
e a admira abaixo do sol
Poderia falar de todos os jeitos de todas as
maneiras,
mas preferi usar subterfúgios pois, eles de
alguma forma
engrandecem meu amor por você
Mas se não entender nenhum deles, não se
preocupe amor,
o maior recado digo em seu coração com
minha voz


Te amo !




Letícia Thompson - Tempo de ser feliz



Há coisas que nada como o tempo para resolver. Não, ele não resolve, claro, mas deixa essa impressão de que o tamanho das coisas é bem menor visto de longe. Enormes problemas hoje podem assim ser vistos de maneira diferente amanhã ou depois. Eles não são, provavelmente, menores, mas o primeiro susto já passou e podemos ser mais objetivos.
Quando estamos por demais envolvidos por nossas emoções, nosso racional se perde. Só mesmo as águas calmas depois da tempestade podem nos mostrar o quanto somos resistentes.
Mas... como nem tudo na vida é branco e nem tudo é preto, o tempo, de aliado pode passar a ser um inimigo. E se a vida fosse menos complexa teríamos mais habilidade para saber onde encontrar a diferença, a sutil diferença entre o que se deve deixar passar e o que se deve apegar.
Se algumas situações se acalmam com o passar do tempo, outras apenas se acomodam e nos dão a ilusão de que o tempo apenas está curando.
Infelicidades e insatisfações do coração não se resolvem e não se tornam menores com o tempo, elas apenas se instalam e criam raízes. Acreditamos assim com a força da nossa alma que um dia ao acordar algo terá mudado, que o amor perdido terá voltado, que a vida terá o mesmo sabor que antes ou que terá, melhor ainda, o gostinho do melhor dos nossos sonhos.
Engano!... Certas coisas precisam do toque das nossas mãos, precisam da nossa vontade e força, da nossa disposição e da nossa fé. O tempo de amanhã será o mesmo se agimos ou não, mas nós não seremos os mesmos.
Precisamos aprender a dizer "não" ao que não nos convém, ao que não nos satisfaz, ao que nos mata silenciosamente. Precisamos abrir-nos à vida e viver de maneira que amanhã olhando para trás não tenhamos tantos arrependimentos, apenas esse sentimento de auto-satisfação, esse sentir de que o tempo passou sim, mas não passou sozinho, pois tivemos a sabedoria de caminhar de mãos dadas com ele, tal qual à noiva cheia de sonhos, prometida à felicidade.


Voo Leve

O amor é uma arte
Esculpida
Na pele
Contornando
A alma e a essência
Da verve.
Desenhando
Mãos e bocas
Num voo tão leve...
O amor é uma escada
Que leva ao céu
Atirar-se nele
É flutuar
Como se o corpo
Fosse de papel.
(Sirlei L. Passolongo)





Muitos são os que sonham,

mas poucos os que lutam por eles.
Muitos os que desejam mudanças,
mas poucos estão empenhados em mudar.
Muitos os que querem os frutos,
poucos dispostos a plantar.
Muitos vão à escola,
poucos aprendem realmente.
Muitos os que dizem te conhecer,
poucos realmente te entendem.
Muitos sabem recriminar,
poucos sabem incentivar.
Muitos reclamam,
poucos agem.
Muitos se oferecem para o trabalho,
poucos aparecem.
Muitos desejam,
poucos trabalham.
Muitos são exigentes,
poucos oferecem.
Muitos passam fome,
poucos se fartam.
Muitos pedem,
poucos dão.
Muitos reclamam,
poucos lutam.


(Paulo Roberto Gaefke)






ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-Ruim' - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-'Beba um pouco dessa água'.Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?'
-'Bom!disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre.
-'Não disse o jovem.
Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde
a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é
aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:
É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.


"Entender a vontade de Deus nem sempre é facil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida faz a caminhada valer a pena".



























quarta-feira, 28 de outubro de 2009

lendas e parábolas

CONVITE À PACIÊNCIA




Antiga lenda nórdica narra que alguém perguntou a um sábio como poderia ele explicar a eternidade do tempo e do espaço.


O missionário meditou, e apontando colossal montanha de granito que desafiava as alturas, respondeu com simplicidade: “ Suponhamos que uma avezita se proponha a desbastar a rocha imponente, paulatina, insistentemente, atritando o bico de encontro à pedra. Quando houver destruído tudo, estará apenas iniciando a eternidade...”


A paciência é o fator que representa, de maneira mais eficiente, o equilíbrio do homem que se candidata a qualquer mister.


Fácil é o entusiasmo do primeiro impulso, comum é o desencanto da terceira hora.


A paciência é a medida metódica e eficaz que ensina a produzir no momento exato a tarefa correta.


Diante do que devemos fazer, não poucas vezes somos acionados pelos implementos da precipitação.


Frente às tarefas acumuladas e aos problemas, indispensável façamos demorado exame e cuidada reflexão antes de apressar atitudes.


Precipitação traduz desarmonia, perturbação, com agravante desconsideração ao tempo.


A paciência significa auto-confiança.


A pirâmide se ergueu bloco a bloco.


As construções grandiosas resultaram da colocação de peça sobre peça.




As gigantescas sequóias se desenvolveram célula a célula.


O que hoje não consigas, perseverando com dignidade e paciência, lograrás amanhã.


Paciência não quer dizer amolentamento, mas dinâmica eficiente e nobre de produzir diante dos deveres que nos competem desdobrar.


Ao lado de alguém que nos subestima — paciência.


Entre as dores que nos chegam — paciência.


Ante o rebelde que nos atormenta — paciência.


O tempo é mestre eficiente que a todos ensina, no momento próprio, com a lição exata plasmando o de que cada um necessita a benefício de si mesmo.


Jesus, acompanhando e inspirando o progresso da Terra, pacientemente espera que o homem se volte para Ele, a fim de que, encarregado da nossa felicidade, possa dirigir-nos pelo caminho que leva a Deus. Em qualquer circunstância, pois, paz e paciência para o êxito do empreendimento encetado.


Livro: Convites da Vida - Divaldo P Franco - Joanna de Ângelis


Meditação andando


Chego a Santiago de Compostela, desta vez de carro, para celebrar minha peregrinação há vinte anos. Quando estava Puente La Reina, veio a idéia de fazer tardes de autógrafos sem grandes preparações: bastava telefonar para a próxima cidade onde deveríamos dormir, pedir que colocassem um cartaz na livraria local, e estaria ali na hora marcada.


Funcionou magnificamente nas pequenas aldeias, embora exigindo um pouco mais de organização em grandes cidades, como a própria Santiago de Compostela. Tive um contato inesperado com os leitores, e aprendi que coisas feitas com amor podem ter o improviso como um grande aliado.


Santiago estava agora diante de mim. E algumas dezenas de kms mais adiante, o Oceano Atlântico. Mas estou decidido a seguir adiante com as tais tardes de autógrafos improvisadas, já que pretendo ficar noventa dias fora de casa.


E como não pretendo atravessar o oceano neste momento, devo ir para a direita (Santander, Pais Basco) ou esquerda (Guimarães, Portugal)?


Melhor deixar que o destino escolha: minha mulher e eu entramos em um bar, e perguntamos a um homem que está tomando um café: direita ou esquerda? Ele diz com convicção que devemos seguir à esquerda – talvez pensando que nos referíamos a partidos políticos.


Telefono para o meu editor português. Ele não pergunta que loucura é essa, não reclama de avisá-lo em cima da hora. Duas horas mais tarde me chama, diz que contatou as rádios locais de Guimarães e Fátima, e em 24 horas posso estar com meus leitores naquelas cidades.




Tudo dá certo.


E em Fátima, como um sinal, recebo um presente de uma das pessoas que estão ali. Trata-se dos escritos de um monge budista, Thich Nhat Hanh, intitulado “The long road to joy” (A longa estrada para a alegria). A partir daquele momento, antes de continuar esta jornada de 90 dias pelo mundo, passo a ler todas as manhãs as sábias palavras de Nhat Hanh, que resumo a seguir:


1] Você já chegou. Portanto, sinta o prazer em cada passo, e não fique preocupado com as coisas que ainda tem que superar. Não temos nada diante de nós, apenas um caminho para ser percorrido a cada momento com alegria. Quando praticamos a meditação peregrina, estamos sempre chegando, nosso lar é o momento atual, e nada mais.


2] Por causa disso, sorria sempre enquanto andar. Mesmo que tiver que forçar um pouco, e achar-se ridículo. Acostume-se a sorrir, e terminará alegre. Não tenha medo de mostrar seu contentamento.


3] Se pensa que paz e felicidade estão sempre adiante, jamais conseguirá atingi-las. Procure entender que ambas são suas companheiras de viagem.


4] Quando anda, está massageando e honrando a terra. Da mesma maneira, a terra está procurando ajudá-lo a equilibrar seu organismo e sua mente. Entenda esta relação, e procure respeitá-la – que seus passos sejam dados com a firmeza de um leão, a elegância de um tigre, a dignidade de um imperador.


5] Preste atenção ao que acontece a sua volta. E concentre-se em sua respiração – isso o ajudará a libertar-se dos problemas e das ansiedades que tentam acompanhá-lo em seu caminho.


6] Ao caminhar, não é apenas você que está se movendo, mas todas as gerações passadas e futuras. No mundo chamado de “real” o tempo é uma medida, mas no verdadeiro mundo não existe nada além do momento presente. Tenha plena consciência que tudo que já aconteceu e tudo o que acontecerá está em cada passo seu.


7] Divirta-se. Faça da meditação peregrina um constante encontro consigo mesmo; jamais uma penitência em busca de recompensas. Que sempre cresçam flores e frutas nos lugares onde seus pés tocaram.



Meu Avô - Uma Lição de Vida
Meu avô era um grande homem. Quando eu tinha mais ou menos sete anos, um dia levou-me ao lago da fazenda onde morávamos e me pediu pegar uma pedrinha negra do chão e esfregar ela no meu corpo mentalizando tudo que era coisa ruim que estava em mim, meus medos, passando na a pedrinha e depois pediu para eu jogar aquela pedra na água da lagoa barrenta e me disse:



- Observe agora filho, os círculos formados pela pedra e pelos seus respingos ao bater na água.

Então pediu que eu pensasse sobre mim mesmo como sendo aquela pedra.

- Você criará muitos respingos pela sua vida e as ondas que vêm destes respingos perturbarão a paz de todas as criaturas à sua volta.

Ele disse ainda.

- Lembre-se de que você é o responsável pelo que você põe em seu círculo da vida e este círculo tocará muitos outros círculos porque na vida eles serão como o Tempo, eles dilatam e se retraem voltando com respostas para ti mesmo.

Você precisará viver de tal forma que permita que o bem em seu círculo envie paz, bondade e amor aos outros.
O respingo que vem da raiva e do ciúme enviarão estes mesmos sentimentos aos outros círculos. Você é o responsável por ambos.
Continuado disse:


- Hoje as coisas ruins do seu pensamento, teus medos foram embora, estão prezas no fundo do lago e você aprendeu sobre a força das mandalas, daqui para frente é só tomar cuidado com a força do seu pensamento, um dia ensine isso para seus filhos e para as pessoas .

Foi a primeira vez que eu compreendi que cada pessoa cria interiormente mandalas cristalizadas de ondas cósmicas de paz ou discórdia e que se espalhará pelo mundo.

Nós não podemos criar paz se por dentro de nós mesmos estamos cheios de conflitos, ódio, medos, dúvidas e raiva. Irradiamos os sentimentos e os pensamentos, sejam ditos ou não.

E vovô disse:

- Os respingos do que temos por dentro se espalha pelo mundo, criando beleza ou discórdia, combinados com todos os outros círculos de vida eles aumentarão de tamanho e voltarão até você para que você vivencie o que pediu, pensou ou falou.

A vida nos cobra tomar decisões constantemente.

Cada escolha determina um fato no futuro.

Cada fato, uma vivência inadiável.

Cada experiência, uma mudança imposta.

Escolher é fácil quando nossos sentimentos e ilusões não estão envolvidos.

Somos livres para escolher nossas ações ,mas prisioneiros de suas conseqüências.

Todo momento é decisivo.

Temos que decidir sempre entre o que é bom e o que é mau,

entre nossas ambições desmedidas e nosso bom senso interior.

Por isso é preciso descobrir se teremos a coragem de ficar do lado de nossa alma

ou se preferimos mentir para nós mesmos.
Mas, seja qual for a nossa escolha, lembremos que "nada fica sem resposta".

Luiz Gasparetto


Girassóis e Miosótis

O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo . Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte . Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa.
O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada.

Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa. De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidado matam a planta ...

(autoria não mencionada)



O Mosteiro
O Mosteiro na margem do Rio Piedra está cercado por uma linda vegetação, verdadeiro oásis nos campos estéreis daquela parte da Espanha.

Ali, o pequeno rio transforma-se numa caudalosa corrente, e se divide em dezenas de cachoeiras.

Quem caminha por aquele lugar escuta a música das águas e encontra, de repente, uma gruta, debaixo de uma das quedas d´água.

Observando cuidadosamente as pedras gastas pelo tempo, as formas que a natureza cria com paciência, vê-se escrito numa placa, os seguintes versos de Rabindranath Tagore:

Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.

Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir.


O martelo destruidor está no acúmulo da culpa em nosso coração, na auto-exigência desequilibrada, na falta de amor próprio.


A docilidade da água está na compreensão de nossas dificuldades, no auto-perdão, e na disposição constante para corrigir os nossos erros.

Em nossos dias, na análise de nosso comportamento, de nossas ações, lembremos sempre da delicadeza da água moldando as rochas através dos tempos.

Procuremos conquistar a paciência e a tranqüilidade, certos de que são virtudes dinâmicas, que nos fazem seres pacíficos.

Que as palavras do poeta indiano nos sirvam de guia, de inspiração:

Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.

Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir.


* * * A suavidade, a delicadeza, são o amor expresso nas pequenas coisas, nos gestos aparentemente simples, mas que revelam nossa preocupação com o próximo.


Redação do Momento Espírita, com base em Yomaktub.


"Pessoas serenas podem caminhar numa sala cheia de gente sem criar nenhuma onda.

Podem estar com uma ou centenas de pessoas permitindo que elas sintam-se completamente a salvas em sua companhia.

Quando você tem serenidade interna, as pessoas percebem instintivamente que você não se chateia facilmente e que você saberá como lidar com as situações.

Pessoas serenas são uma benção porque ao invés de se preocuparem com assuntos pequenos da vida elas dão importância aos seres humanos."

Brahma Kumaris



POMBAS PELA MANHÃ


BOB SHAW


A previsão do tempo para aquela noite parecia boa. Seria uma noite fria, mas a possibilidade de neve era baixa.

Na manhã seguinte, minha esposa Ronni, como de costume, levantou-se cedo. Fez o café, e quando senti o aroma, eu estava pronto para enfrentar o dia.

Quando entrei na copa, ela estava na janela olhando para fora, percebendo que a previsão do tempo estava errada. Mas ela olhava também para algo um pouco mais raro - um par de pombas pousado em uma árvore no quintal.

Onde morávamos antes sempre tínhamos pombas pela manhã, e nós gostávamos de vê-las passeando pelo quintal. Mas, por alguma razão, não os tínhamos aqui.

O frio era intenso, e, prestando mais atenção, percebemos que um deles não se movia e o outro movia-se com dificuldade, tentando obter resposta de seu companheiro.

Ronni vestiu uma capa e foi ao salvamento.

A pomba que ainda se mexia tentou se afastar mas estava muito fraca para conseguir. Ronni a colocou por dentro da capa para aquecê-la e foi verificar a outra, mas era tarde.

A que ainda vivia foi trazido por Ronni para dentro de casa, onde a mantivemos por alguns dias, mantendo-a aquecida e alimentada. O único dano que pudemos perceber era uma pena quebrada na cauda.

Foi nossa convidada por uma semana.

Quando a soltamos, voou pela saída da garagem e ficou por um tempo pousada sobre uma árvore como que nos olhando. Quando finalmente voou para longe, nós sabíamos que estava realmente bem, e nós estávamos sem nossas pombas outra vez.

Algumas semanas passaram, e a primavera estava à caminho.

O café estava sobre a mesa e quando entrei na copa, Ronni estava na janela olhando fixamente para algo lá fora. Ela virou-se e balançou um dedo me chamando para olhar.

Nós tínhamos pombas em nosso quintal - seis delas.
Ronni preparou uma velha forma de pizza que poderia ser usada para colocar alimentos para elas. Enquanto ainda observávamos, ela apontou e disse excitada:

- Olhe bem !
Quando localizei o ponto indicado, vi que uma das pombas tinha uma pena quebrada na cauda. Tinha voltado.

Isso me fez lembrar de um verso:
"Se você o ama, deixe-o livre.

Se voltar, é porque também te ama".

Tradução de SergioBarros






Parabola do ratinho...







Esta fábula é fantástica! Serve para aqueles que se sentem seguros no seu mundo individual.


O que é ruim para alguém é ruim para todos...

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de


comida que haveria ali.


Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:


- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!


A galinha disse:


- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.


O rato foi até o porco e disse:


- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !


- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o


Sr. Será lembrado nas minhas orações.


O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse:


- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !


Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira.


Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima.


A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego.


No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra


venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.


Ela voltou com febre.


Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu


cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.


Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.


Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.


A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.

O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.


Moral da História:

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco.

O problema de um é problema de todos!

PS.: excelente fábula para ser divulgada principalmente em grupos de trabalho!


'Nós aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos'.

Realmente é uma bela lição!!!



A LEI DA SEMEADURA



Conta-se uma história sobre um grande construtor que estava na iminência de se aposentar. Determinado a isto ele resolveu que ao final da construção daquela casa, pediria sua aposentadoria.


Mas quando ele procurou seus encarregados na empresa em que trabalhava, comunicando sua decisão, o diretor pediu a ele que antes de se aposentar, construísse pelo menos mais uma casa, pois todos apreciavam suas construções.


Aquele homem tentou de todas as formas esquivar-se daquela incumbência, pois estava decidido realmente parar de trabalhar, mas a insistência dos seus diretores foi tanta que acabou cedendo e resolveu construir sua última casa.

Apesar de aceitar fazer mais uma casa, não encontrou motivação para aquele trabalho, decidiu que faria rapidamente a casa e sequer escolheu um bom material, pois tinha pressa em parar, tambem não escolheu os melhores profissionais e nem as melhores ferramentas, sua mente estava focada apenas na aposentadoria, era tudo em que pensava.
O tempo de construção da casa foi recorde, mas a qualidade foi péssima, não havia alinhamento nas paredes, nem qualidade na massa de acentar tijolos, as janelas não tinham um bonito visual, o piso ficou mal acabado e os tubos de esgoto tambem não eram de boa qualidade.
Rapidamente aquela casa ficou pronta e finalmente quando ele a entregou aos seus diretores, teve uma infeliz surpresa.

O proprietário da empresa lhe entregou a chave da casa e disse:

"Essa casa é sua, a direção da empresa concordou que quando você fosse se aposentar, lhe daríamos uma casa de presente, por isso insistimos tanto para que não parasse de trabalhar antes de fazer mais uma casa, esse era nosso dever, presentear com uma casa por tudo que voce fez por nossa empresa".

Aquele homem não acreditava no que estava acontecendo; acabou de perder a maior oportunidade da sua vida, jamais imaginou que a casa seria sua, por isso a construiu com tanta displicência.

Poderia ter usado o melhor material, o melhor acabamento e poderia ter feito uma casa maior, pois esse era seu sonho: ter uma casa grande e bonita.
Cometeu um grande erro, pois jamais imaginou que aquela casa seria sua.

Na vida real é a mesma coisa, aquilo que plantamos, colheremos depois. Há muitas pessoas que vivem atoladas em intrigas, vicios, roubos, negócios mal feitos etc. Qual tem sido o dia " D " destas pessoas? A vida cobra todas as coisas, se quisermos ser felizes amanhã, precisamos praticar hoje atos que tragam a nós aquilo que almejamos.

Por isso, amigo leitor. plante o que é bom, faça da sua vida uma bela construção, use o que a vida tem de melhor para seu alicerce, suas paredes, enfim... faça o melhor, amanhã você vai morar na casa que hoje está construindo.


A bailarina

Era uma vez uma menina chamada Karina.


Desde pequena, ela só tinha uma paixão: dançar e ser uma bailarina famosa.

Seus pais até desistiram de exigir empenho em qualquer outra atividade: o

coração de Karina tinha lugar somente para o ballet.


Um dia, Karina teve sua grande chance: conseguiu um encontro com o diretor

do Bolshoi, que estava selecionando aspirantes para a companhia. Nesse dia,

Karina dançou como se fosse seu último dia na Terra. Colocou tudo o que

sentia e que aprendera em cada movimento, como se uma vida inteira pudesse

ser contada em um único passo.

Ao final, aproximou-se do renomado diretor e perguntou: "Então, o senhor

acha que posso me tornar uma bailarina?" E ela ouviu um não!

Na viagem de volta à sua aldeia, Karina, em meio às lágrimas, imaginou que

nunca mais aquele não deixaria de soar em sua mente. Meses se passaram até

que pudesse novamente calçar uma sapatilha...

Dez anos mais tarde, Karina, já uma estimada professora de ballet, criou

coragem de ir à performance anual do Bolshoi em sua região. Sentou-se bem à

frente e reconheceu que o diretor do balé ainda era o mesmo! Após o

concerto, ela tomou coragem e foi falar com ele. Contou o quanto queria ter

sido bailarina do Bolshoi e quanto tinha sido difícil ter ouvido dele aquele

não...


"Mas, minha filha... - disse o diretor - eu digo não a todas as aspirantes."

Com o coração ainda aos saltos, Karina não pôde conter a revolta e a

surpresa dizendo:

"Como o senhor poderia cometer uma injustiça dessas? Eu poderia ter sido uma

grande bailarina se não fosse o descaso com que o senhor me avaliou!"

O diretor não hesitou ao responder: "Perdoe-me, minha filha, mas você nunca

poderia ter sido grande o suficiente, se foi capaz de abandonar o seu sonho

pela opinião de outra pessoa".

Moral da história: Quando estabelecemos metas é muito maior a nossa chance

de conquistar nossos sonhos. No entanto, mais importante do que tudo é

acreditar... Porque o que não faltam na vida são os obstáculos! E assim,

muitos desistem da luta, por medo, por preguiça ou porque acreditaram nas

previsões negativas dos outros. Faça sua escolha!

Texto de João Beauclair, educador.



REENCONTRO!!!
Cansado e recém chegado aos jardins dos justos,

sentei entre anjos, lágrimas de saudades umedeceram

minha face sofrida...

Saudades de seu rosto, de sua pele!...

Saudades de seus olhos de esmeraldas...

Então, subitamente!...Disse aos seres que me cortejavam:

- Não!...Quero meu amor onde esta?!...

E os mesmos responderam-me: - Lá do outro lado!...

Olhei além das águas cristalinas, de onde só me vinha a escuridão, gritos atormentados...

Então, d’entre os seres que jardinavam os campos floridos,

descanso dos pés marcados pelas feridas,

chegou-me uma voz que disse:

- Pare!.. Basta!...

A quem procura esta lá e lá permanecerá para sempre!...

Tomado pelo desespero, adentrei ao mundo das trevas,

escondido, com a ajuda de anjos que exalavam jasmim...

A tudo vasculhamos a tua procura e, lá, entre arbustos de espinhos, te encontramos, e tu, gritavas pela dor..

Neste instante te segurei em meus braços, e procedi à fuga,

apesar da luta atroz, caíste em uma outra dimensão,

o vazio infinito entre nós, e lá me perdi de ti,

e sem ti por décadas fiquei...

De um lado a dor de não poder vê-la!...

De outro a certeza que não mais sofria...

Até que depois de passados tempos de amargura,

consegui te achar no universo, num lugar chamado terra!...

Nosso primeiro olhar denunciou todo o amor guardado através do tempo,

um amor eterno, o meu amor que era para ti...

Passearemos de mãos dadas!...

Lutaremos juntos pela realização deste amor que antes,

estava condenado as trevas...

Por ti avancei na escuridão, percorri vales sombrios,

te libertei e por ti agora percorrerei o mundo afim de que sejas feliz!...
Se necessário fosse percorrer tantos outros vales de sofrimentos para ver-te feliz,

tudo e a todas as forças, novamente enfrentaria por ti!...

Agora, livre enfim, das dores e lembranças do passado,

vem comigo!...

Vamos juntos, edificar nosso amor, um amor que será exemplo a todos os desesperados,

Vem!...

Assim é nosso amor!...

Verdadeiro, vencedor sobre tudo e todas as forçascontrarias,

jamais morrerá, antes vencerá o tempo, o espaço,

infinito por seu querer!...

Amor enquanto verdade,

será sempre a maior das armas para as conquistas...

Paulo Nunes Junior



Ramakrishna contava uma bonita história.
Um pássaro estava voando com um rato morto no bico, e vinte ou trinta pássaros o perseguiam. Ele estava muito preocupado: Não estou fazendo nada contra eles, apenas carregando esse rato morto. Estão todos atrás de mim.
Eles o atacaram e, no conflito, em meio à luta, o pássaro abriu o bico e o rato caiu. Imediatamente todos voaram em direção ao rato e esqueceram do pássaro.
Ele então se sentou numa árvore e refletiu. Os outros pássaros não estavam contra ele, apenas faziam a mesma viagem - todos queriam o rato.
Se as pessoas o magoarem, abra a boca. Você deve estar carregando um rato morto! Solte-o! E depois sente-se - se puder, sente-se numa árvore, ou sob uma árvore, e reflita. De repente, verá que os outros se esqueceram de você. Não o estão mais perseguindo. Nunca estiveram. O ego é um rato morto.


Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"

Deus nunca erra..

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!



Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.


Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.


O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.


O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.


Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.


Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?


Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.


Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!


Sabe por que você recebeu essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra.......

O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que nele confiam, como diz em 2º Samuel - 22 - 31. Passe à diante essa mensagem , caso sinta em seu coração...sabe porque? Porque Deus nunca erra !!!




História real


De dois músicos eis uma história que muito poucos conhecem ... refere-se a dois, dos três tenores que encantaram o mundo, cantando juntos. Mesmo quem nunca visitou Espanha, conhece a rivalidade existente entre catalães e madrilenos, dado que os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid. Pois bem...


Plácido Domingo é madrileno e José Carreras é catalão.


Devido a questões políticas, em 1984, Carreras e Domingo, tornaram-se inimigos. Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só atuariam em determinado espetáculo se o adversário não fosse convidado. Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o seu rival, Plácido Domingo. Foi surpreendido por um diagnóstico terrível: leucemia !!!


A sua luta contra o cancro foi muito difícil, tendo-se submetido a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente até aos estados unidos. Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos, dilapidaram as suas finanças. Quando não tinha mais condições financeiras, teve conhecimento da existência de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia. Graças ao apoio da fundação “formosa”, Carreras venceu a doença e voltou a cantar.


Voltou a receber os altos cachês, que merecia e resolveu associar-se à fundação. Foi ao ler os seus estatutos, que descobriu que o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação, era Plácido Domingo. Depressa soube que domingo tinha criado a fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu “inimigo”.


Mas... O mais comovente foi o encontro de ambos. Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madrid, Carreras interrompeu a atuação deste, subindo ao palco e humildemente, ajoelhou-se a seus pés, pediu-lhe desculpas e agradeceu-lhe publicamente Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma grande e bela amizade. Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo, porque criara a fundação “formosa”, num gesto que além de ajudar um “inimigo”, ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência. A sua resposta foi curta e definitiva:


“porque uma voz como aquela não poderia perder-se..."

"Esta é, uma história real da nobreza humana e deveria servir-nos de inspiração e exemplo".



terça-feira, 13 de outubro de 2009

REFLEXÕES

A alma se enriquece

Com aquilo que recebe,

O c♥oração com aquilo que dá.




O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las.

Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples..
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio
.Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.

Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer.

É simples...

Padre Fábio de Melo


A Vida
A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
ada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)

Padre Fábio de Melo




A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.



Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.


O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que nEle havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.


Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam





ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.



Padre Fábio de Melo
A minha salvação não depende do que os outros acham de mim..




'O diabo tem livre trânsito em gente preguiçosa‼'

'Os amigos verdadeiros são aqueles que ficam ao nosso lado nas horas dificeis para apoiar nossa caminhada, são amigos que nos constroem, nos sustentam. Podem até fazer críticas, mas são críticas construtivas, suas palavras podem até doer, mas é uma dor que cura.'


Padre Fábio de Melo