ODiva

ODiva

sábado, 21 de agosto de 2010

Dia 27 de Agosto Dia do Psicólogo


Hj comemoramos o dia do Psicólogo. O meu dia...Uma profissão árdua , que nem sempre recebe o devido mérito.O reconhecimento pelo trabalho vem de seguir um ideal , com ética , sabendo que vc faz tudo ao teu alcance pra termos um mundo melhor. À todos meus colegas de profissão meu carinho especial !!

A Psicologia é uma ciência não apenas da saúde mental, mas da saúde. Essa AFIRMAÇÃO é sustentada HISTÓRICA, CIENTÍFICA e LEGISLATIVAMENTE. Ela aborda o vivo desde o seu ser cognitivo (consciente e inconsciente), social, político, comportamental, orgânico, bioquímico, etc. Com isso, podemos afirmar que o psicólogo é um profissional de saúde de nível superior (Resolução CNS n.º 218/97) e como tal (conforme o seu Código de Ética e demais Resoluções) pode atuar na pesquisa, no diagnóstico, prognóstico, prevenção e tratamento de manifestações do humano, incluindo as patológicas (doenças). Tal intervenção na área da saúde implica uma gama muito grande de possibilidades de ação. Por exemplo, um psicólogo pode tratar um episódio depressivo grave usando inúmeras estratégias: 1) Psicoterapia; 2) Psicanálise; 3) Hipnose; 4) Acupuntura; 5) Terapia Corporal, etc. Ou seja, o psicólogo pode tratar uma doença de várias formas, inclusive atuando diretamente sobre o corpo (orgânico): por exemplo: inserindo agulhas (Resolução CFP n° 05/02, do psicólogo acupunturista).


OBSERVAÇÃO: Ao procurar serviços em Psicologia exiga a "carteira de identidade profissional" (Lei Federal nº 5766/71) do seu psicólogo. Esse procedimento torna-se fundamental, pois há inúmeras pessoas sem formação em Psicologia que procuram se passar por esse profissional.




PSICÓLOGO


Ninguém entende a mente humana melhor do que você.

Haja capacidade e responsabilidade...

Que aliás, VOCÊ tem de sobra!





27 de Agosto, DIA

do Psicólogo. PARABÉNS pelo seu dia!
É ele que conhece, melhor do que ninguém, o nosso pequeno grande mundo pessoal e existencial.

Sabe, mais profundamente, o que somos: o que, como, porque - sentimos, pensamos, fazemos.
O psicólogo é aquele que deve compreender aquilo que muitas vezes o que o amigo não consegue e percebe erradamente; que sempre deve querer compreender e se esforçar por isso.
Compreendendo-nos, ele não só desvenda, como reforça o nosso eu verdadeiro, não só o nosso eu presente (quase sempre encoberto, apagado pelas defesas às múltiplas ameaças do nosso dia-a-dia). Como disse Carl Rogers, inovador psicólogo americano, ele se sente “o parteiro” de uma nova personalidade, trazendo-a à luz, através da sua cálida aceitação do outro (o cliente) no seu presente, na esperança do seu devir futuro.

Acima da excelência da técnica que emprega está a riqueza da sua personalidade que se dá. Imprescindível, pois, que ele a cultive, desenvolvendo os dons que Deus lhe deu. O psicólogo deve ter e ser capaz de transmitir amor, equilíbrio e segurança.

Onde quer que se encontre o ser humano, cabe a presença do psicólogo, pois a Psicologia é a arte-ciência da existência humana. O psicólogo cristão deve ser capaz de reconhecer suas origens e finalidades divinas, se inserir no seu universo como num todo, assumindo a sua fraternidade com os demais seres da Criação, suas relações de dependência, comunidade, cumplicidade, respeito e responsabilidade, num plano comum de coabitação com a Natureza, num plano fraterno - pois tudo veio do Amor e tudo pede Amor.





JEITO PSICOLÓGICO DE SER


Psicólogo não adoece, somatiza;
Psicólogo não transa, libera libido;
Psicólogo não estuda, sublima;
Psicólogo não dá vexame, surta;
Psicólogo não fofoca, transfere;
Psicólogo não tem idéia, tem insight;
Psicólogo não resolve problemas, fecha gestalts;
Psicólogo não se engana, tem ato falho;
Psicólogo não muda de interesse, altera figura fundo;
Psicólogo não fala, verbaliza;
Psicólogo não conversa, pontua;
Psicólogo não responde, devolve a pergunta;
Psicólogo não desabafa, tem catarse;
Psicólogo não responde, reprime;
Psicólogo não pensa nisso, respira nisso;
Psicólogo não é indiscreto, é espontâneo;
Psicólogo não é GENTE, é ESTADO DE ESPÍRITO.

Enviado carinhosamente por um amigo



1) A letra (23a do alfabeto grego) correspondendo ao nosso "psi" (adotado em todos os países como representação da Psicologia).


2) As 02 SERPENTES indicam OS SABERES (pluralidade) sobre essa ciência.

3) Os 02 RAMOS DE LOUROS (na parte inferior do símbolo) no mundo clássico significavam: glória, honra, orgulho, triunfo, vitória, laurel, preito, homenagem.

Significado e Origem do Símbolo da Psicologia


Estudar psicologia sem entender o significado profundo do seu símbolo representativo significa perder um elemento essencial para sua compreensão.

Inicialmente, é importante lembrar que o símbolo é também uma das letras do alfabeto grego, correspondente ao fonema "psi" e ao número 17. Embora este seja o começo da explicação sobre seu significado, não podemos esquecer que a letra "psi" tem toda uma historia e está associada a realidades muitos profundas, expressadas a través da mitologia. A letra y é o principal símbolo representativo de deus Possêidon, (ou Netuno em Latin) Possêidon significa "senhor das águas", é o deus das águas, mas principalmente, das águas subterrâneas e submarinas. Após a vitoria dos Deuses sobre os Titãs, o universo, foi dividido em três reinos, um para cada irmão: Possêidon obteve do mar.

Zeus, a maior autoridade do Olimpo, ganhou domínio sobre o céu e a terra e Hades sobre os infernos e o mundo subterrâneo e vulcânico. Poseidón nem sempre foi muito dócil à superioridade e autoridade de seu irmão Zeus. Possêidon percorria as ondas sobre uma carruagem tirada por seres monstruosos, meio cavalos-meio serpentes ou por cavalos. Seu cortejo era formado por peixes e delfins e criaturas marinhas de todas as espécies. Ao Deus eram sacrificados touros que eram jogados vivos ao mar. Possêidon Reina em seu império líquido, a maneira de um "Zeus marinho", tendo por cetro e por arma o tridente , que os poetas dizem ser tão terrível quanto o raio.

Um Possêidon mais antigo é o "sacudidor da terra", o que corresponde a uma ação de baixo para cima, isto é, uma atividade exercida do seio da terra por uma divindade subterrânea. Quando a terra treme devido á força de Possêidon, tudo que está apoiado sobre a terra é destruído. O tridente era usado por Possêidon como arma de guerra: quando ele o enfiava no coração do seu adversário ganhava poder sobre sua alma. Para demostrar sua força, Possêidon golpeava a terra com seu tridente e fazia brotar um mar, ou, segundo outras versões, um cavalo. Em sua cólera, Possêidon usava seu tridente para inundar ou secar terras, bastava enfia-lo na terra.

As três pontas do Tridente representam as três pulsões: Sexualidade, Espiritualidade e Nutrição, fonte de todos os desejos facilmente exaltados e da natureza imanente. A Sexualidade e a nutrição são forças indispensáveis para a vida , mas que também representam o perigo da perversão e a fraqueza essencial que pode possuir o homem. Sobre o conceito de espiritualidade como pulsão, Leonardo Boff em seu livro "A Águia e a Galinha" menciona textualmente o seguinte: "A vida espiritual possui em nós o estatuto de uma energia originária. De um instinto com a mesma cidadania que o instinto sexual, o instinto de saber, o instinto de poder, o instinto de violar os tabus e o instinto de transcender.

Note-se, não se trata de um instinto qualquer, um entre tantos. Mas de um instinto fundamental, articulador de todos os demais. A vida espiritual traduz um dado antropológico objetivo, preexistente à consciência e independente de nossa vontade. O ser humano possui naturalmente interioridade. E essa interioridade é habitada por um Sol e pelo numinoso. Os mestres espirituais e outros analistas das profundezas da alma humana chamam a esta interioridade de Imago Dei (imagem de Deus).

Os místicos ousam mais e dizem: Temos Deus dentro de nós." A cada um destes aspetos do tridente estavam associados os animais que fazem parte do cortejo do Possêidon, assim: O cavalo simboliza os desejos exaltados, os instintos, a juventude. Para Jung, o cavalo expressa o lado mágico do homem, a "mãe em nós". Os psicanalistas fizeram dele o símbolo do psiquismo inconsciente ou da psique não-humana, arquétipo próximo ao da mãe, memória do mundo. O cavalo pode ser montado pelo homem, representando a sublimação do instinto. O cavalo engloba também as noções de velocidade, imaginação e imortalidade.

O touro simboliza o desencadeamento da violência sem freios, o irresistível, a força e o arrebatamento. Também símbolo da força criadora e da fecundação, do espírito masculino e combativo. Associado também à morte e a vida após a morte, em outras palavras, ao renascimento. À Crise que leva a que uma parte nossa morra para que outra nasça. Para o bramanismo, simboliza concretamente a energia sexual. O touro montado por um homem significa o domínio e transmutação dessa energia através da espiritualidade.

Os golfinhos representam as forças de elevação e ascensão. O golfinho, ou delfim, é o animal alegórico da salvação; das transfigurações, da transmutação e da conversão. É também símbolo da adivinhação, sabedoria e prudência. Os peixes são seres psíquicos, dotados de poder ascensional no mundo inferior, quer dizer, no inconsciente. O peixe possui natureza dupla, é símbolo de fecundidade que logo se transforma em fecundidade espiritual e em doação absoluta, assim como das "águas inferiores e da "confusão".

A palavra grega "ICHTUS" que significa "peixe", foi tomada pelos cristãos como as iniciais das palavras que se traduzem como: I = Iesus, C e H =Christos, T= Theou (Deus), U = Uios, S = Soter. A partir do mencionado, podemos concluir que o símbolo da psicologia é essencialmente o símbolo das forças do mundo inconsciente, as quais podem levar-nos à loucura e a morte, ou podem elevar-nos até os planos mais perfeitos de doação e sacrifício crístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário