ODiva

ODiva

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Despertar de uma paixão

Se sua vida fosse um filme, qual seria a trama principal? Que sonhos impulsionariam o protagonista até o fim da história?
Quando nos deparamos com questões cotidianas , das quais estamos posicionados frente a um impasse , ai podemos perceber que todos nós seres humanos , somos movidos não por um raciocínio pragmático , mas sim pela mais potente força humana , que impulsiona as maiores realizações da história e permeia todas as conquistas do dia-a-dia: A paixão Pela Vida.
A Grande aventura da existência é se apaixonar e buscar concretizar essa paixão, eu diria até que algumas abordagens em psicologia analitica diriam Pulsão de vida, é isso que dá sentido de vida, que faz sentir vivos..Quando a pessoa faz o que ama , isso é vivido de forma prazerosa , intensa, caso contrário com o passar do tempo isso torna-se um martírio.
Fernando Dolabela explica que ainda cedo fazemos a pergunta a criança : o que vc vai ser quando crescer?  Isso encaminha pra resposta as carreiras típicas , como médico , advogado etc; e permite aos pais , ainda cedo convencer os filhos a mudarem de idéia. Para ele a indagação ideal seria mais ampla: Qual é o seu sonho ? E a criança poderia conceber livremente seu futuro.
O fato é que não aprendemos a sonhar , e pagamos um preço caro por isso durante a vida. A Liberdade para identificar a próprias paixões é o primeiro passo.
As paixões são variadas seja pela profissão , pelo amor qualquer coisa que mexa com sua vida...
Como conta seu Lino 79 anos casado com Laura 77.No dia 18 de Julho comemoraram Bodas de Diamante  casando -se novamente. São de Várzea Alegre -Ceará.Começararam a namorar ela com 15 anos e ele de 17-18 anos.Casaram -se pouco mais de um ano de namoro. Vieram pra são Paulo em um pau -de -arara para tentar uma vida melhor. Foram morar em casa de parentes , onde passaram um ano e meio dormindo em um colchão repleto de pulgas . Conseguiu um emprego em uma metalurgica , sonhava logo proporcionar um conforto para a esposa. mas ela chorava todo dia de saudades da familia, ele não aguentou vê -la tão triste e pediu a conta da empresa e voltaram para o Ceará. Seu Lino diz que nunca se imaginou longe da mulher e preferiu voltar.Estamos juntos pq temos fibra demais  e pq ela é mulher de minha vida.Sou completamente apaixonado por ela. tanto que gosto dela que eu gostava de dançar, mas ela nunca gostou de baile, então parei. Um cede aqui , o outro mais adiante e assim vamos seguindo até o fim da vida.
Concessões podem não parecer tão românticas quanto serenatas e buquês, mas são as mais importantes provas de amor. " É dificil abrir mão dos nossos desejos e caprichos em benefício do outro "Mas as relações pessoais exigem justamente esse tipo de acordo afirma a filosofa Dulce Maria Critelli .N época em que seu Lino casou nem exisitia e muito menos era permitido o divórcio , hj em dia a separação é um processo aceito e desburocrático . A mudança contribui em que as pessoas não precisam ficar presas à relações falidas, porem o outro lado da moeda é que muitos casais tomam a decisão de forma precipitada. O casal conta que passaram por várias provações . A situação no Ceará ficou muito ruim e retornaram pra São Paulo pra tentar a vida novamente, seu Lino arrumou trabalho como padeiro , depois de algum tempo a empresa o chamou novamente, conseguiram comprar um terreno e levantar uma casa que não tinha janela e reboco . As divisórias na casa eram feitas com panos. Aos 37 anos seu Lino sofreu um grave acidente de trabalho , a mão foi esmagada por um peso de 60 kg. Seu Lino passou por umas dez cirurgias , aposentando -se por invalidez , mas não pode parar de trabalhar , virando ambulante pelas ruas de São Paulo. Ao relembrarem a história trazendo a trajetória de 60 anos de casados , passar como um filme , eles dão a impressão de que cada dificuldade que enfrentaram juntos serviu para reforçar a união.D laura quando descobriu que o marido tinha diabetes , aproveitou para transformar a preocupante noticia em uma rotina carinhosa, levando o café da manhã na cama, junto com a medicação que ele deve tomar todos os dias.  O poeta Fabricio Carpinejar autor de Mulher Perdigueira diz admirar quem envelhece junto sem perder a paixão . luiz Rufatto escritor fala que a paixão é essa afinidade de quem sente que pode até fazer chover para ver o outro feliz . O apaixonado sempre dará um jeito . Ele faz promessas que nem sabe como cumprirá > Mas arrumará uma forma porque é extremamente concentrado no objeto de sua paixão.
O foco de uma paixão pode se manter o mesmo durante uma vida inteira . as vezes porém , o caminho para a felicidade passa pela capacidade de saber se reorientar para um novo projeto .
Quando somos movidos pela paixão , temos energia de vida, portanto somos pulsionados para frente.
As paixões movem escolhas - e fazer uma opção é sempre perder a outra . Mais importante que a conquista é a luta diária para alcançá-la.Tenha em mente que não é a chegada que define o sucesso , e sim a busca.
Como um filme a paixão só faz sentido em movimento, uma trama repleta de construções e reconstruções, história de amor, incansável construção de um ideal , ou seja como você desejar , afinal o filme de sua vida quem dirige é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário