ODiva

ODiva

terça-feira, 1 de junho de 2010

meditação

Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias...

A vida é feita assim... (Rom 12.12). Às vezes nos deparamos
com situações que nos afligem, nos fazem sentir e até mesmo
chorar... Mas saiba por certo que, a cada momento da vida, cada
lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de
Deus... (Salm 56.8). E pode ter certeza que nem um segundo Ele
esqueceu de anotar, anotou suas lutas, seus choros (Salm 6.8),
mas com um detalhe, Ele não esqueceu de anotar o dia de sua
vitória! (Prov 21.31). Então eu vim aqui para te dizer:
Não desista de teus projetos e sonhos porque antes mesmo deles
serem projetados por você, já foi projetado e anotado por DEUS




Tempo


Toda a negatividade é causada pelo acúmulo de tempo psicológico e pela negação do presente. É quando existe um excesso de futuro, um excesso de passado e pouca presença.


Talvez seja difícil reconhecer que o tempo é a causa do nosso sofrimento ou dos nossos problemas. Acreditamos que eles são causados por situações específicas em nossas vidas, e, de um ponto de vista convencional, isso é uma verdade. Mas enquanto não lidarmos com a disfunção da mente – o apego ao passado e ao futuro e a negação do presente –, os problemas apenas mudam de figura. Em última análise, o único problema é a própria mente limitada pelo tempo.


Você pode não acreditar que algum dia venha a alcançar um ponto onde esteja completamente livre de problemas e você tem razão. Você nunca poderá alcançar esse ponto, porque você está nesse ponto agora.


Não há libertação dentro do tempo. Você não pode se libertar no futuro. A presença é chave para liberdade. Portanto, você só pode ser livre agora.


Eckhart Tole


Em “O Poder do Agora

Acredite


Acredite nas pessoas... Naquelas que possuem algo mais... Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras divindades... Digo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes... Falo daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, tecendo elogios, que pedem desculpas com a simplicidade de uma criança...


Pessoas firmes... Verdadeiras, transparentes, amigas, ingênuas... Que com um sorriso, um beijos, um abraço, uma palavra de faz feliz... Aquelas que erram... Acertam... Não tem vergonha de dizer não sei... aquelas que sonham... Aquelas amigas... Aquelas que passam pela vida deixando sua marca, saudades, aquelas que fazem à diferença... Aquelas que vivem intensamente um grande amor...


Luiz Veríssimo




Como ter paz nas relações


Muitas pessoas que vivenciam separação psicológica costumam também se eximir da responsabilidade dos problemas que têm; culpam os outros, são hostis e defensivas, não se dando conta de que elas próprias criaram os problemas. Usualmente, em decorrência de suas hábeis táticas de controle, elas conseguem experienciar certos benefícios, o que as faz acreditar que tudo pode continuar seguindo assim. Porém, isso reforça as atitudes manipulativas, e um circulo vicioso difícil de ser quebrado se estabelece.
Controlar os outros, como um modo de vida, é um padrão desenvolvido pelo individuo para sobreviver na realidade de seu mundo. Aquele que se sente psicologicamente separado dos demais, em função de algum medo, influencia negativamente o ambiente e os outros. Essa negatividade se traduz, muitas vezes, numa comunicação deficiente, em que a troca não é clara e as relações ficam, consequentemente, fora do equilíbrio.

Aqueles que criam uma polarização nos relacionamentos, fazem-no com o intuito de controlar e não estão abertos à reconciliação; pelo contrário, atuam de forma a deixar os outros sem defesas. Não se dão conta de que, ao atuar dessa maneira, estão ao mesmo tempo se isolando do prazer de trabalhar em proximidade com os outros, e estão se privando de relações de confiança e harmonia.

As pessoas que controlam os outros deixam de viver relações de intimidade e amor. Quanto maior o medo, mais o individuo sente a necessidade de controlar os outros e mais ainda se separa de relacionamentos calorosos e de amizade. Muitos padecem desse sofrimento, sem nem mesmo perceberem o quanto afastam as pessoas.

A maioria dos que controlam faz isso por autoproteção, por medo de ficar vulnerável e ser machucada pelos outros, caso venha se abrir. Todas as pessoas possuem sua cota de dominação e controle e todos precisamos aprender que não é necessário controlar nenhuma área da vida. Soltar os controles passo a passo significa tornar-se livre, pois nos libertamos, simultaneamente, da pesada responsabilidade de interferir na vida dos outros.

Quando o controle é removido do relacionamento, a harmonia é o que se segue; a comunicação e o compartilhar mútuos tornam-se então possíveis. Isso é a unificação.

E unificação é paz.


Robert Happé
 
Geralmente temos uma tendência de julgar os outros.

Pensar sobre outras pessoas é carregá-las conosco em nossa mente, o que a torna pesada.
É como manter estas pessoas dentro de uma prisão e puní-las!
Deixando as pessoas partirem da minha mente, eu acabo com todas as restrições de pensamento e libero as minhas qualidades originais.
Minha mente torna-se leve e eu posso usar todos os meus talentos com segurança.
Outros, inspirados pelo meu exemplo, também recebem permissão para voarem livres.
(Autor: Dadi Janki)




"Nada acontece por acaso.

Não existe a sorte.
Há um significado por detras de cada pequeno ato.
Talvez não possa ser visto com clareza imediatamente, mas sê-lo á antes que passe muito tempo".


*Richard Bach**






Beleza

Nossa sociedade nos ensina alguns valores que aplicamos em nosso dia-a-dia de forma equivocada. Só é belo o que se vê e se percebe como tal. O padrão de beleza está sempre vinculado à maneira de se vestir, de aparentar, de ostentar e, invariavelmente, de se mostrar.


Pouco ou quase nada se argumenta sobre a beleza do 'sentir'. Aquela que vive em nosso interior. Aquela que 'toma conta' de nossas decisões corretas. O ponto cinza que todos temos, muitas vezes adormecido, e que precisa ser enaltecido e bem explorado.
Claro, o primeiro conceito, a beleza externa, é mais fácil de ser avaliado, afinal, é aparente e qualquer um de nós a percebe. Não precisamos de conteúdo, de bons valores éticos e morais para fazermos e produzirmos esta avaliação. Tampouco é necessário equilíbrio emocional e muito menos sabedoria.


Estou vendo, é bonito e assim é belo. Todos percebem. Não há questionamento.


No segundo conceito, para perceber a beleza na profundidade de um ser, é preciso que se preste mais atenção. Temos que efetivamente 'sentir'.


O que se toca, se vê e se escuta, tem um sentido material, mas o que se sente tem o sentido da alma. É com a essência do nosso ser que construímos nossa avenida de futuro, de nossa evolução.


Descobrir a beleza que agrega, a que cada um tem dentro de si, é o mesmo que buscar uma agulha em um palheiro. Precisa ter habilidade, paciência, perseverança e determinação bem aguçadas e super desenvolvidas. Esta é a beleza do sentido, a soma de tudo isso.


A razão desta diferença é a total ausência de valor para com esta beleza por parte da sociedade em que vivemos.
Poderíamos até criar outro paralelo, para melhor definirmos a beleza interior, entre uma pessoa ambiciosa e uma outra cobiçosa.


Cobiçar é sempre buscar se aproveitar ou tirar dos outros. O ambicioso, ao contrário, quer ficar cada dia melhor.
Ambos são facilmente confundidos quando nossos valores estão equivocados e buscamos crescer a qualquer preço e a qualquer custo.


Estes crescimentos cobiçosos, tal como a beleza efêmera, de nada servem porque carecem de base sólida. Nada que se construa com sofrimento de outros será desfrutado. Até, e principalmente uma idéia, precisa ser respeitada. Não posso me apossar da criatividade de outra pessoa porque esta atitude cria débito Cósmico, ou karma, não importa como queiramos definir.


O que não é nosso pertence ao outro.
Parece uma frase fraca, ridícula, mas na Lei de Causa e Efeito ela é forte e soberana.
Não é meu, portanto, não tenho o direito de usar. Não importa o fim e o propósito. Assim preciso valorizar muito mais a beleza que vem de dentro.


Uma idéia vem de dentro...
O que não conseguimos admirar... Não possui valor aos nossos sentimentos. A beleza sem conteúdo logo cansa. A pessoa tende a ser fútil e rapidamente tudo se torna uma gangorra... Quando um senta a gente levanta. Imagine então quando pessoas se casam só por ostentação e beleza efêmera... Casamento temporário...


Isso posto, precisamos aprender a sentir e valorizar a verdadeira beleza. Olhar o que é belo fica fácil. Sentir a beleza de um ser equilibrado faz toda a diferença em nosso caminho evolutivo. A beleza que brota do interior jamais cansa. Na realidade, ela cativa.
É bom evitar, também, confundir nossa ambição de sermos fortes, lúcidos e melhores, com a cobiça de crescermos a qualquer custo.
Beleza exterior e cobiça são parentes...
Beleza interior e ambição andam juntas.


Saul Brandalise Jr

Ame algo mais elevado, algo maior, algo no qual você se perderá e que não possa controlar; você pode ser possuído por ele, mas não pode possuí-lo. Então o ego desaparece, e, quando o amor não tiver ego, ele será prece. Osho


A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose. [Rubem Alves



Viver não é esperar a tempestade passar... é aprender como dançar na chuva."

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." Marxwell Maltz


"O mundo tem sabor de céu...



de mel... de paz... harmonia,
e da mais linda e plena alegria...
Quando estamos juntos
... simplesmente só nos olhamos."
Cáh Brasileiro




A energia positiva que conduz a bondade do universo sempre estará tramando alguma coisa para que possamos despertar em outro alguém, os sentimentos de amizade, respeito e amor... Namastê!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário