ODiva

ODiva

terça-feira, 28 de junho de 2011

Eu vejo Flores em VC


E então eu trouxe essa gérbera

que traz alegria

e que traz pureza

e que traz simplicidade...

As gérberas diferem por suas flores grandes, bonitas e pela grande variedade de suas cores vibrantes, as gérberas são a escolha perfeita para expressar sentimentos de sucesso, embora o significado mais tradicional da flor gérbera, entretanto, são a beleza, inocência e pureza.
Um bouquet de gérberas ou um arranjo de gérberas a tornam o presente perfeito e com certeza iluminará o dia de quem o receber, seja um aniversário, casamento, sucesso em um novo emprego, entre outras ocasiões.
As gérberas distinguem-se por sua floração grande e por sua vasta variedade de cores comprendidas entre gérberas rosa, branca, amarelas, vermelho rubi
entre outras cores tão deslumbrantes quanto.
Estas flores originárias da África do Sul e foram descobertas pelo naturalista alemão Traug Gerber.
Atinge cerca de 40 cm de altura e possui, aproximadamente, vinte tonalidades diferentes.
A Gérbera é a quinta flor de corte mais vendida, muito apreciada em decorações de eventos, pois confere alegria e vivacidade a qualquer ambiente.
Um bouquet mix de gérberas é um presente encantador! Outra opção certeira são os arranjos de gérberas.
  • Família: Compostas
  • Origem: África do Sul
  • Porte: Herbácea - 40 cm de altura
  • Floração: O ano todo, mas o ápice se dá no início da primavera no fim do inverno
  • Solo ideal: Utilizar muito adubo e terra bastante aerada. (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia). A adubação ideal é a Orgânica ou NPK 4-10-8.
  • Clima: Seco
  • Luminosidade: Vivem bem a sol pleno, embora suportem meia-sombra.
  • Regas: Suporta solo mais seco. Regar 1 ou 2 vezes por semana, evitando o encharcamento do solo
  • Adubação ideal:
  • Podas: Podar as gerberas rente ao solo no final da floração.
  • Plantio: Sementes ou divisão de touceiras. As gérberas são vendidas em vasos, já em flor. Em duas semanas, quando deixadas dentro de casa, começam a amarelar. É a hora de replantá-las em uma jardineira ou em um vaso maior.

  • As sementes produzidas pelas flores de plantas híbridas podem germinar, mas não seguirão necessariamente o mesmo padrão de beleza da planta mãe. As regas deverão ser diárias, evitando excessos (o prato do vaso não pode ficar cheio de água e as raízes devem ficar sempre brancas, raízes escuras indicam excesso de umidade).
    Uma planta bem cuidada pode dar até 20 flores.
A flor gérbera é uma flor que significa beleza, então ela pode ser oferecida para sua amada em sinal de admiração pela bela mulher que ela é, mas lembrem-se, poucas pessoas conhecem o significado de cada flor então seria bom que o cartão falasse sobre a simbologia das gérberas. As flores falam por você ao presentear com um Apanhado de Gérberas Laranjas ou Vermelhas acompanhado de um belo cartão e envolto em uma embalagem com uma partitura musical antiga, a imaginação flui direto para o romântico além do que é muito elegante, um verdadeiro convite ao amor, ainda mais com flores romanticas.

Eu ganhei do meu amorzão e amei, deixa de fato o ambiente muito alegre











Amores perfeitos são flores lindas que deixam o ambiente com romantismo 




terça-feira, 14 de junho de 2011

A confiança é tudo

Vendo hj reportagem no Jornal Hoje sobre o aumento de 7% dos casos de separação devido a Internet, fez eu refletir um pouco em como as relações humanas são vulneráveis. 
Segundo à reportagem muitos casais acabam rompendo por verem recados para outras pessoas em rede sociais. Uma das entrevistadas entrou na pagina de uma amiga do casal , e viu a foto do marido dela com essa moça no carro de forma muito íntima.
A terapeuta de casais da reportagem salienta que o importante é o casal querer estar junto , esse é o primeiro passo para um relacionamento saudável. Se ambos forem muito ciumentos o melhor é compartilhar perfis e senhas o que ameniza os conflitos. 
Segundo a reportagem orienta em algumas questõies civis como:

A Infidelidade Virtual Como Causa Da Separação Judicial

Trata o artigo 1.566 do Código Civil da eficácia do casamento, sendo um dos elementos, os deveres a serem cumpridos por ambos os cônjuges. Dos cinco incisos presentes no artigo, o primeiro positiva sobre a fidelidade recíproca já o quinto sobre o respeito e consideração mútuos:

“Artigo 1.566 – são deveres de ambos os cônjuges:
I – fidelidade recíproca;
II – respeito e consideração mútuos;”

Para que o casamento se torne um instituto eficaz, se faz necessário o cumprimento dos deveres por ambos os lados.
Ocorre que, o avanço da tecnologia trouxe a internet, e com ela surgiu a veloz atualização de notícias tanto nacionais quanto internacionais, facilidades quanto às movimentações bancárias e uma incrível facilidade de comunicação direta com qualquer pessoa, seja da mesma cidade, mesmo estado, ou até mesmo de outro país.
Até a chegada da internet, a única forma de se relacionar com um terceiro fora do casamento era pessoalmente, entretanto, com a sua chegada e sua comunicabilidade com diferentes pessoas, o relacionamento com pessoas exteriores à constância do casamento sofreu certas modificações.
A partir dos sites de relacionamentos para comunicação entre pessoas de diversos lugares, surgiram as salas de bate-papo amorosos, salas de encontros e até mesmo salas de envolvimento íntimo no âmbito sexual, o que já excluí um relacionamento com terceiro fora do casamento apenas pelo contato físico. Obviamente a comunicação não atrai apenas adolescentes e solteiros, o envolvimento de pessoas casadas em busca de “envolvimento virtual” também tem aumentado. Vários adolescentes possuem hoje um namorado ou namorada virtual, várias pessoas mais velhas também frequentam sites de relacionamento, seja em busca de encontros eventuais ou até mesmo em busca de seu “par perfeito”. Todavia, as pessoas casadas ou em união estável já possuem seu parceiro efetivo, e nem por isso deixam de freqüentar as famosas salas de bate-papo de envolvimento sexual, mesmo que a título de curiosidade ou brincadeira, que podem logo passar ao contato mais reservado pelo Messenger por exemplo, mais conhecido como “msn”, utilizado para conversas instantâneas de modo reservado à contatos íntimos e conhecidos das pessoas.
Ora, uma pessoa casada ou em união estável, possuindo relações de âmbito sexual com um terceiro, apenas por contato visual pela internet estaria cometendo adultério? O crime de adultério constituído no artigo 240 do Código Penal Brasileiro foi revogado em 2005, desta forma, o cônjuge que se relacionar com terceiro na constância do casamento não mais sofrerá qualquer sanção penal. Entretanto, embora a infração penal não exista mais, a palavra adultério ainda existe em nosso vocabulário, sendo utilizada muitas vezes como fundamento para as ações de separação judicial.
O adultério é o conceituado como: “ato de se relacionar com terceiro na constância do casamento”, mas estaria o ato focado apenas no envolvimento físico ou também no envolvimento através de uma tela de computador ou um aparelho celular? Muitos relacionamentos virtuais não passam de uma tela de computador ou até mesmo um contato telefônico, já outros ultrapassam tais distâncias passando a encontros pessoais. Todavia, mesmo que o envolvimento fique entranhado nas redes da internet tem a prática da infidelidade virtual infringido a fidelidade conjugal, instituto esse que integra os deveres do casamento, conforme expresso no artigo 1566 do Código Civil Brasileiro. Ao contrair casamento estão os cônjuges diante do dever de “fidelidade recíproca”, o que nos leva ao conceito de fidelidade, qual seja, “lealdade”. Desta forma, estaria o cônjuge que freqüenta salas de bate-papo de âmbito sexual sendo infiel? A infidelidade é traição e deslealdade, sendo assim, por se tratar de uma infidelidade virtual, onde o cônjuge não possui contato físico, estaria o mesmo traindo? Ocorre que a traição não se limita ao contato físico, ela abrange a confiança, respeito e consideração entre um casal, seja ele casado ou não.
O referido artigo, do Código Civil, também traz como dever do casamento o “respeito e consideração mútuos”, e estes também vão muito além de contato físico ou visual, a ausência de respeito, consideração e fidelidade ferem o foro íntimo do ser humano, tornando a convivência de um casal, insustentável, afetando diretamente o casamento e também expondo a família, pais e filhos ao convívio insuportável.
Sendo assim, a falta de cumprimento perante os deveres familiares por parte de um dos cônjuges, ainda que de forma virtual, mesmo que a título de brincadeira ou forma de distração pode trazer grande risco a família e ainda a propositura da ação de separação judicial fundamentada na violação dos deveres do casamento que compõem a eficácia da união do casal.

Bruna Carolina Oliveira e Silva – aluna da 7ª Etapa do Curso de Direito
UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Ribeirão
______________________________________________________________________

.
A reportagem saleinta que há hoje em dia detetives virtuais especializados. 
Bem eu ainda acredito que a conversa é abase de qualquer relacionamento. Expor seus sentimentos , sua desconfiança, medos, angústias e tentar resolver entre o casal. Á partir do momento que não há confiança , não há relacionamento. Eu adimito sou uma pessoa ciumenta, o que é meu não gosto de dividir, sou chata sim rsrsrs...Mas pelo menos tento conversar e não invadir o território de ninguém, já foi conversado que não precisamos chegar à ponto de um trair o outro , quando de repente sente que o casamento não é mais aquilo que se quis e sonhou , basta romper com diginidade e deixar assim amnbos serem felizes sem trauma...é a melhor forma.
Sonho que meu casamento com as benção do Senhor dure a vida toda, pq o amo muito e assim peço ao Senhor..bjus à todos espero que cada um seja feliz !!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O Toque , o Afeto


Dia 12 de Junho Dia dos Namorados




Dia dos namorados chegando, dia propício para aquecer as relações , fortalecer laços. Com isso a demonstração de afeto. Mas qual a melhor forma de demonstrar amor, afeto? O beijo.


O beijo assume muita importância tanto que foi criado um dia só pra ele, 13 de abril. De acordo com a psicóloga Olga Tessari o beijo sempre demonstra o bem querer para aquele de quem o recebe. Ele é muito importante para o relacionamento , entre casais fortalece o relacionamento , entre pais e filhos estabelece a cumplicidade , companheirismo, colabora para o desenvolvimento emocional das crianças.


Estudos mostram que com o passar do tempo os beijos diminuem entre os casais, conforme a relação vai ficando mais longa. Outra razão é porque muitas vezes são confundidos com o inicio de uma relação sexual . Nem sempre um dos dois quer fazer sexo, então o ideal é não associá-lo a isso, e ter o hábito de dar um beijo gostoso em outras situações.o beijo costuma ser mais importante para as mulheres que são mais românticas.


Para o personal sexy trainer o beijo deve acontecer de forma natural, sem regras pré estabelecidas, seja ele qual for o tipo de beijo ( entre amigos, casais etc).Tem de ser espontaneo e a pessoa não deve sentir-se obrigada. E fica um conselho: que as pessoas se curtam muito, se beijem muito e usem o beijo nas mais variasdas formas de demonstrar afeto.


“Devemos nos tornar a mudança que queremos para o mundo” – Gandhi


O Poder do Toque

Estudos mostram que abraço, afago amenizam dores e aumenta a confiança de quem os recebe.Masi do que um simples gesto , o contato físico traz diversos benefícios,para a saúde e benefícios para a pessoa.


Estudos concluiram que receber massagem, um beijo de um ser amado , não só amenizao desconforto, como acalma uma depressão, ameniza uma angústia e fortalece o relacionamento. Um beijo da mãe no machucado da criança diminui a dor e estreita a relação de confiança.


Um toque reduz o stress, pesquisas mostram que afeto como beijo, abraço , caricias, beneficiam a saúde, um toque de afeto, faz com o organismo libere oxitocina, hormônio capaz de criar a sensação de confiança , reduz o cortisol hormônio de stress. O toque carinhoso traz relação de confiança à relação.


Pesquisas mostram que beijo de mãe cura qualquer dor.


Alunos que recebem toques de professor, sentem –se confiantes e estiimuladas a estudarem


No casamento , pesquisadores de Harvard , homens e mulheres que se tocam mais , sentem mais confiança, as relações são mais duradouras, sentem se mais felizes , satisfeitos com o relacionamento.

 








Toques de Amor


De repente, José parou de beijar Maria. Maria parou de beijar José quando ele chegava do trabalho. Tanto serviço, problemas e crianças. Deixa o beijo para lá, né? José chegava cansado, precisava de um banho e pronto! Esquecia de beijar Maria. À noite, o cansaço era tanto que mal trocavam um boa noite. A bela cama de mogno nunca mais presenciou os toques de amor. Os beijos, os abraços, os sussurros ternos e apaixonados. Dentro do carro, nunca mais ouviram uma música suave abraçadinhos como dois namorados. E no cinema, as pipocas agora faziam parte de um ritual quase maçante. José pensava no seu trabalho. Maria pensava em seu novo corte de cabelo. E mal assistiam o filme! E, depois de algum tempo, José e Maria continuavam sendo um casal: apenas marido e mulher. Criavam os filhos, visitavam os sogros e comiam macarronada aos domingos. O namoro terminou e o casamento se arrastou...


Flora e Pedro se beijaram antes de dormir. Foi um beijo cálido e Flora deu um suspiro de ternura. Pedro segurou forte em suas mãos e lhe deu um suave boa noite. Pedro estava com 75 anos e Flora ainda adorava sua voz grave. Pedro se apaixonava toda vez que olhava os lindos olhos da mulher amada. Sua espôsa estava com 72 anos. Faziam 45 anos que os dois estavam namorando. Nada acabou com aqueles toques de amor, nem mesmo o casamento. Vieram 3 filhos, doenças, alegrias, tristezas, fartura, dias mornos, dias aflitos... No entanto, as noites sempre terminavam com toques de amor: abraços ternos, beijos e apertos de mão. Flora gostava quando seu esposo alisava suas costas. Nos tempos de namoro, foi este carinho que a conquistou de vez. No cinema, ele a puxava para si e as pipocas pareciam alegres compartilhando daquele amor.


Toques de amor! Quantas pessoas têm receio do toque e do carinho. Quantos casais se atropelam no corre corre da vida e não mais se tocam. O Beijo, o toque mais íntimo pode ser o começo de tudo: um intercurso sexual, um namoro, um pedido de noivado e uma promessa de amor. O casal sela os lábios e daí muitas sensações físicas invadem o corpo. Se o beijo do casal for um leve toque nos lábios há uma sensação de ternura e aconchêgo. Beijo de língua provoca sensações fortes e sensuais: calor, arrepios e excitação. O beijo na testa simboliza respeito e proteção. Beijo no rosto representa talvez o ensaio para um toque mais íntimo.


Ah, o abraço! Sela compromisso, fortalece amizades, transmite carinho e afago. Algumas pessoas não gostam de abraçar e temem ser abraçadas. Medo de intimidade. Crescemos com certo receio do outro. O outro pode nos fazer sofrer ou não ser confiável. O aperto de mão pode mostrar bastante sobre a personalidade de uma pessoa. Pode demonstrar fortaleza de caráter, ternura e sinceridade. Claro, você não vai sair por aí, beijando ou abraçando qualquer estranho(a). Toques de amor precisam da cumplicidade da confiança e do respeito.


Toques de amor são uma promessa de paz e concórdia.


Por que alguns casais param de se tocar? A falta de Toques de amor sempre sinaliza algum problema que precisa ser averiguado. Bons hábitos precisam ser exercitados. Mais fácil cultivar um mau hábito do que se livrar dele.


Seu tom de voz pode ser um toque de amor. Observa como é seu tom de voz quando fala com a pessoa amada? Quando fala com seu chefe, amigo ou parente? Nervoso, ansioso, aos gritos? Impaciente ou queixoso? Através da voz nós também expressamos amor. Quando gostar de um toque de amor do seu companheiro ou companheira expresse: “Gostei do seu beijo. Seu abraço é tão gostoso.” Infelizmente, ainda não lemos os pensamentos alheios. Quando não expressamos o que sentimos, podemos atrair certo transtorno ou sermos incompreendidos.


Dançar é um Toque de amor! Por que não? Você não sabe? Ora, aprenda!


Condiciona seu corpo e sua mente, ao ritmo e à harmonia. Se não gosta de dançar que tal ouvir música com a pessoa amada? Uma boa música enleva e aí, os toques de amor podem surgir. Tiro e queda! Já tentou?


Nos toques de amor você sente a textura da pele, a temperatura e a proximidade do seu bem. Se você notar que a pessoa amada tem se esquivado dos seus toques de amor, observe. Procure averiguar o que está acontecendo. Será que o amor está esfriando? Há mágoa ou ressentimento?


Nem sempre beijos ou abraços, significam amor. Algumas pessoas são beijoqueiras, mas não entregam seu coração a ninguém. Aí se trata de um toque superficial. Assim não vale! O sentimento é que torna o toque de amor totalmente especial.


Toques de amor reconciliam, aproximam e contagiam!


Vamos! Que tal começar hoje mesmo com seu amor? Mais proximidade, mais carinho ou mais intimidade? Toda mudança gera um comportamento no outro. Se o(a) amada(o) estranhar, vá aos poucos.


Se você acha que é muito(a) frio(a) com seus pais, amigos, ou irmãos, comece devagarinho os ensaios de mais carinho e mais toques de amor.


Minha mãe faleceu há um ano e eu a amava muito. Lamento bastante não tê-la abraçado mais e falado que a amava.


Outra coisa! Algumas pessoas gostam mais de receber toques de amor do que doar carinho. Quando não há retribuição ficam ressentidas e se tornam mais frias. Se a pessoa amada não retribui seus toques de amor e é sempre fria ou distante, está na hora de avaliar seu relacionamento. Se vale a pena insistir ou então terminar o compromisso.


Outras dizem que são mais frias porque foram criadas com muita repressão e severidade. Nunca tiveram carinho dos pais e então não dão carinho. Ou então, não conseguem abraçar ou beijar seus pais. Não force sua natureza. Nos toques de amor o que vale é a espontaneidade. Seja sempre você mesmo(a)


Sandra Cecília é formada em Psicologia Clínica




sábado, 4 de junho de 2011

Definições do amor

Amor Incondicional, aquele que aceita o outro como é, e mesmo com suas falhas a pessoa lhe completa de forma plena..

Sentimento que impele as pessoas para os que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. Grande afeição de uma pessoa de sexo contrário, ou a mesmo. Afeição grande, amizade ligação espiritual. Benevolência, carinho, simpatia e caridade. Eis definições de amor.



Antes de tratar do amor binário (homem e mulher), ressaltemos outros tipos.


Por ser um sentimento nobre, puro, o amor não tem nada a haver de ser efêmero, isso é considerado paixão. O verdadeiro amor é cuidado, zelo, de querer deixar o outro bem, com isso nós mesmos ficamos bem.
Quando se apaixona de fato, sentimos a paz, a alegria do coração. As sensações desbriadas acontecem também, porque ainda quereremos ficar ao lado do bem querer.
Amar é mais do que achar o outro belo, admirar pela atenção, o compartilhar de afetos, afagos
.

Muitas vezes, o amor mesmo é também dizer não no sentido de que a pessoa, sinta-se motivada a melhorar. Fazendo com que ela se remexa para o seu crescimento, amadurecimento espiritual e como pessoa.
Amar é muito diferente daquela sensação de sair com uma pessoa que está na moda, que veste, age na moda. Ou andar com alguém mais gordinho (a), só para satisfazer as vontades, os desejos da mesma pessoa.
De fato, como possamos compreender, e entender a forma como se amar. ?
Para que possamos entender, compreender deve -se primeiramente vivenciar, sentir consigo mesmo o amor, ir na sua essência o que é. Como o amor é um sentimento gratuito, portanto pode-se dividir com tudo e todos. Somente com as adversidades, é que se aprende sobre esse sentimento. Porque o amor, não vive com algemas, regras pelo contrário tudo é livre, e com muito respeito de cada pessoa.
Quando se ama de verdade, não precisamos viver sob as luzes dos aplausos, porque amamos pois temos afinidades, ideias, complementares a cada um.
A partir da entrega do verdadeiro amor, sentimos a alegria, o bem estar que não tem preço. Todos possuimos o amor, mas deve-se trabalhar arduamente para expandir, e assim compartilhar. Pois o amor é fonte de afeições sinceras, e duradouras que ajudam a transpor a existência humana.
Amar, é ser sincero consigo mesmo, respeitando todas as suas limitações. Quando se consegue amar e sentir, vivenciamos o amor incondicional ...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Liderança

O Grade lider é aquele que sabe dar ordens, mas tb sabe recebê-las, age com prudência.

A maioria das pessoas contenta-se apenas com obedecer às ordens dos outros. Não é incomum as pessoas adoptarem a mentalidade de “seguir-o-líder”. Contudo é possível que, algures dentro de si, exista o desejo de fazer as coisas acontecer – de ser o líder, e não o liderado. Então, talvez a liderança lhe assente bem.
Algumas pessoas acreditam que os grandes líderes fazem-se, não nascem feitos. Sim, é possível que algumas pessoas nasçam com talentos naturais. Contudo, sem prática, sem ímpeto, sem entusiasmo, e sem experiência, não existe desenvolvimento da liderança.
Deverá também lembrar-se que os bons líderes trabalham e estudam continuamente para aumentar as suas capacidades naturais. Isto implica comprometer-se a melhorar constantemente.
Em primeiro lugar, vamos definir o que é liderança. Para ser um líder, devemos ser capazes de influenciar os outros a cumprir um objectivo ou uma meta. O líder contribui para a organização e coesão de um grupo.
Ao contrário do que as pessoas crêem, a liderança não tem a ver com poder. Ela não está relacionada com atormentar as pessoas ou chefiá-las utilizando a ameaça. Ser líder é encorajar os outros para cumprir as metas de uma organização, é ver todos os colaboradores da mesma maneira e ajudá-los a contribuir para a organização. Você deve ser um líder, não um chefe.

As pessoas seguem aqueles que consideram ter um sentido claro de propósito. As pessoas só o irão seguir se virem que você sabe para onde vai. Lembra-se daqueles autocolantes para os pára-choques dos carros? Lembra-se daquele que dizia «Não me siga, eu também estou perdido»? O mesmo se aplica à liderança. Se não souber de forma clara qual é o seu caminho, o mais provável é que ninguém o siga.
Deverá ter uma visão de organização. Ter um claro sentido de hierarquia, conhecer os patrões, saber com quem falar, conhecer os objectivos e metas da organização e saber como a organização funciona é o único modo de mostrar aos outros que sabe o que está a fazer.
Ser um líder não consiste no que faz com que os outros realizem. É sobre quem você é, o que sabe e o que faz. Você é uma reflexão do que os seus seguidores devem ser.
Os estudos mostram que uma das bases para a boa liderança é a confiança e a crença que os seus colaboradores têm em si. Se eles confiarem em si, irão a todo o lado por si e pela organização. A confiança e a crença é construída com boas relações, seriedade e ética.
A maneira como lida com as pessoas, e as relações que constrói irão ser o fundamento para a força do seu grupo. Quanto mais forte for a sua relação com a sua organização, mais irão confiar e crer nas suas capacidades. Tendo a confiança e a crença, poderá então comunicar os objectivos e metas que pretende atingir.
A comunicação é uma chave importante para uma boa liderança. Sem ela, não poderá ser um bom líder. O conhecimento e a experiência técnica que deve ter devem ser transmitidas de forma clara. Também não poderá ser um bom líder se não conseguir avaliar as situações de forma correcta. Deverá ser capaz de avaliar situações, pesar os prós e contras de cada decisão e procurar activamente uma solução.
É no seu julgamento que os seus seguidores confiarão. Deste modo, tomar decisões correctas é vital para o sucesso da organização. Os líderes não são heróis que resolvem tudo. Não deverá afirmar que sabe tudo e não deverá confiar apenas nas suas capacidades, saber delegar é dar sentido de importância aos seus seguidores, fazendo com que se sintam parte integrante da organização.
Você deverá reconhecer e tirar vantagens das capacidades e talentos dos seus colaboradores. Só quando o fizer é que será capaz de colocar a sua organização a trabalhar como uma unidade coesa.
Lembre-se, ser um líder implica muito trabalho e tempo despendido. Não é algo que se aprenda de um dia para o outro.

Por isso, tem mesmo a capacidade e o desejo de corresponder aos requisitos de um líder? Têm vontade de trabalhar cooperativamente com outras pessoas, e aumentar a sua rede social? Então, comece agora. Tome o seu lugar e torne-se um líder a partir de hoje passe a ação.




Existem diversos estilos de liderança. Não é simples afirmar qual é o melhor, porque cada um deles é mais vantajoso em determinada situação. Entre os diversos estilos podemos citar:
• Líder Facilitador ― Ajuda as pessoas a identificar seus valores e interesses.
• Líder Avaliador ― Avisa com clareza os critérios pelos quais os colaboradores serão julgados, informa como está seu desempenho e indica ações para o aperfeiçoamento.
• Líder Conselheiro ― Ajuda o colaborador a identificar metas próprias relacionadas à carreira, além de estimular e facilitar o acesso aos recursos que propiciam o desenvolvimento da mesma.


Líder Participativo ― Colaboradores contribuem com as decisões.
• Estilo Autocrático ― O líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo, exigindo a obediência dos demais.
• Estilo Democrático ― Não apenas a pessoa do líder, mas todo o grupo participa das decisões em conjunto.
Um outro estilo de liderança é ser um líder servidor. O conceito de liderança servidora é muito bem representado por uma boa mãe que serve seus filhos, atendendo às suas necessidades, muitas vezes deixando de ter alguma coisa para si, em prol de seus filhos. Assim, ela consegue influenciar em suas atitudes e, na maioria das vezes, os filhos fazem aquilo que ela quer que façam.
Muitas vezes vemos isso nas Empresas que estão começando. O proprietário compra, vende, atende telefone, vai ao banco, tira nota fiscal, faz pagamentos, etc. Enfim, ele atua ajudando (servindo) a equipe onde for necessário. Ele serve à Empresa e a seus colaboradores e os vai conquistando, mostrando que podem contar com ele, dando o exemplo de como deve ser feito e não simplesmente mandando fazer.

A liderança situacional se baseia no princípio de que, o estilo de liderança a ser utilizado, depende mais da situação do que da personalidade do líder. Essa liderança se dá em função da escolha do estilo de atuação a ser usado pelo líder, frente as diferentes situações por ele detectadas. Na liderança situacional não há um perfil ideal de líder, nem um estilo ideal de liderança, não há um estilo melhor que outro, e sim um estilo mais adequado a cada situação, para se conseguir obter os melhores resultados. Isso porque não há um estilo que seja mais eficaz em todas as situações.
Cada situação requer um tipo específico de liderança. Aliás, essa é uma técnica que pode ser assimilada, aperfeiçoada e até adaptada. Assim, líderes em uma situação podem ser colaboradores em outra.

O fato de conseguir exercer a liderança, de forma satisfatória, em uma determinada situação, não significa que conseguirá ser sempre um líder com êxito. Líderes e colaboradores precisam uns dos outros, para conseguir atingir os objetivos propostos. O maior problema está em saber quando empregar determinado estilo, e com quem. Assim, a eficácia consiste em saber diagnosticar o nível em que se encontra o colaborador, e utilizar o estilo de acordo com o seu grau de maturidade.
Há quatro formas de autoridade, relacionadas à situação, e exercida entre pessoas:

• Autoridade da posição e do posto ― Quando alguém está em uma posição hierárquica superior, principalmente por merecimento.
• Autoridade do conhecimento ― A autoridade flui para quem tem o saber
• Autoridade da personalidade ― Na sua forma extrema, o carisma.
• Autoridade moral ― Autoridade pessoal para pedir a outros que façam sacrifícios, em função do que já fez.

Ter poder não significa ter autoridade e um bom líder é aquele que usa sua autoridade e não o autoritarismo ou o poder. Muitos chefes tentam influenciar as pessoas através de ameaças, gritos, enfim usando do poder que têm. Ao passo que se tivessem autoridade bastaria que pedissem e os colaboradores fariam o que seu líder deseja com prazer. Dentro do campo de trabalho de um líder, as situações modificam-se o tempo todo. Os líderes mais eficazes são aqueles capazes de adaptar seus estilos às exigências de uma situação ou grupo específico.

Aliás, os grandes líderes conseguem tocar o coração das pessoas antes de pedir ajuda. Há líderes que, diante de um grupo de pessoas, só vêem um grupo. Mas os verdadeiros líderes, diante de um grupo, enxergam pessoas distintas, cada qual com suas aspirações, cada qual querendo viver, cada qual querendo mostrar suas competências.